Categories: Notícias

Desempregados viram motoristas de aplicativo para garantir sustento

Motoristas encontram oportunidade de trabalho com os aplicativos de corridas. Foto: Agência Brasil

Além de baratear o deslocamento das pessoas, os aplicativos de transporte viraram oportunidade de trabalho em tempos de desemprego recorde. Na Serra, não é diferente. Mas, como nem tudo são flores, quem trabalha no Uber, 99Pop e em outros serviços similares têm seus desafios diários.

Motoristas ouvidos pele TEMPO NOVO e que dirigem no município, afirmaram que uma das vantagens é a escolha do horário para trabalhar. E a maior desvantagem é a insegurança, já que constantemente são registrados assaltos.

Charles Pessoa, morador de Bicanga, é um dos que escolheu o meio para se sustentar após ficar desempregado. “Fiquei desempregado em 2018 e, como não consegui outra oportunidade, resolvi entrar no Uber. Consigo garantir minha renda mensal e gostei de poder escolher em qual horário ir para a rua. Temos alguns grupos no WhatsApp e vejo muitas reclamações por conta da insegurança. Vários colegas meus já foram assaltados”, observa.

Adenilton de Souza, de Manguinhos, também virou motorista após ficar desempregado. E agora não quer mais parar de trabalhar com aplicativos. “Quando eu entrei no Uber era por dificuldade financeira, mas algum tempo depois comecei a gostar. Mesmo não tendo um salário fixo, eu consigo garantir minha renda e trabalhar no meu horário”, disse o serrano, que também já lidou com situações de violência e sofreu tentativas de assaltos.

Também existem aqueles que fazem outros serviços, mas que escolherem trabalhar nos aplicativos para garantir um extra. É o caso do Carlos Geovane Rodrigues, funcionário de uma indústria em Carapina. Ele conta que, ao sair da empresa com seu carro, já liga o aplicativo esperando fazer viagens e faturar um dinheiro a mais.

“Meu cunhado me indicou essa forma de trabalho e consigo garantir um dinheiro extra para pagar as contas e também para curtir um pouco, já que meu salário formal não estava dando conta”, revela.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

36 minutos atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

50 minutos atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

3 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

3 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

11 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

17 horas atrás