Eleições 2020 na Serra

Desrespeitando a lei, trio de Fábio/Audifax volta a circular sem o candidato em Laranjeiras

Vídeo foi gravado nesta quarta-feira e pode ser visto no final desta matéria. Crédito: Reprodução | Jornal Tempo Novo

Após a mudança do primeiro para o segundo turno das eleições municipais deste ano, o ‘trio fantasma’ da campanha de Fábio Duarte (Rede) à Prefeitura da Serra voltou a circular por bairros da cidade. Assim como no primeiro turno, o principal bairro para circulação do veículo automotivo é Parque Residencial Laranjeiras. A reportagem do TEMPO NOVO flagrou a cena – que é considerada crime eleitoral – na tarde da última quarta-feira (18). Em cima do trio elétrico, estava apenas um locutor que pedia votos para o candidato.

A reportagem apurou, através da Justiça, que a utilização de carros de som só pode ocorrer em carreatas, passeatas, comícios ou reuniões de campanha com a presença do disputante ou seu vice. O problema é, que em todas as vezes que o trio elétrico de Fábio foi flagrado (no primeiro e segundo turno), o veículo circulava de forma isolada, ou seja, sem a presença do candidato, e sequer, apoiadores nas proximidades.

Mesmo assim, a circulação continua ocorrendo. No vídeo gravado pela reportagem (assista abaixo), um homem – não identificado – estava em cima do trio elétrico. Ele pedia votos e conversava com lojistas e pedestres que estavam no local. A Avenida Central é a mais utilizada para a circulação, mas ruas laterais, como a Segunda Avenida, também são alvo.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO, além da lei não permitir a prática, a campanha de Fábio também foi impedida pela Justiça Eleitoral de circular o veículo. Na ocasião, o Juiz Eleitoral, Thiago Vargas Cardoso, determinou a suspensão imediata do meio irregular de divulgação sob pena de multa no valor de R$ 20 mil. Mesmo assim, em matéria publicada no dia 5 de novembro, eleitores denunciaram que a determinação judicial não foi respeitada.

Ao contrário do que aconteceu em semanas anteriores, dessa vez, o trio não circula mais a mensagem do padrinho político de Fábio, Audifax Barcelos (Rede), que dizia insistentemente “Audifax é Fábio e Fábio é Audifax”. Segundo informações de bastidores, a estratégia de campanha para essa nova fase da eleição é desvincular o candidato do seu principal apoiador (leia mais sobre isso clicando aqui).

Vale lembrar que, neste ano, Audifax Barcelos não poderá ser candidato, pois já esgotou a possibilidade de reeleição. Por isso, o prefeito anunciou Fábio Duarte como sua aposta de sucessão. Desde então, o atual chefe do Executivo vinha fazendo campanha para o vereador, inclusive sempre afirmando que Fábio dará continuidade ao seu mandato.

A reportagem tenta contato com Fábio Duarte, através da assessoria de imprensa do candidato, mas até a finalização deste texto não obteve retorno. Caso a demanda seja respondida, essa matéria será atualizada com o posicionamento.

Veja vídeo abaixo:

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vídeo| Carro cai de viaduto e é “parado” por palmeira na Serra

Um carro caiu de um viaduto situado na Rodovia Mário Covas na Serra na noite dessa sexta-feira (26). O carro…

4 horas atrás

Veja qual a previsão do tempo para este fim de semana na Serra

Mais um final de semana chegou e com ele a tradicional previsão do Tempo Novo. Veja como ficam os termômetros…

4 horas atrás

Serra registra três incêndios em menos de 24h

Três incêndios foram registrados por leitores em menos de 24h na Serra. O primeiro na quinta-feira (25) em uma vegetação…

4 horas atrás

Serra é a cidade que mais cadastrou famílias na Tarifa Social de energia em 2024

Somente nos últimos quatro meses de 2024, 5.833 famílias da Serra foram cadastradas no benefício da Tarifa Social de Energia…

21 horas atrás

Partido de Casagrande, o PSB, oficializa apoio a Weverson Meireles para prefeito da Serra

Na noite desta quinta-feira (25), o PSB, partido do governador Renato Casagrande, realizou sua convenção na Serra. Aproximadamente 600 pessoas…

1 dia atrás