Nesta semana, o deputado federal Amaro Neto (PRB) anunciou o convite para filiar o deputado estadual Alexandre Xambinho (Rede). Esse movimento pode mexer com força no cenário da eleição de 2020, quando Xambinho pode ser candidato a prefeito da Serra, numa dobradinha com Amaro Neto disputando em Vitória; ou servindo como um articulador para uma futura candidatura do apresentador de TV na Serra.
Fizeram coro a Amaro o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, e o articulador político Roberto Carneiro (ambos PRB). A provável filiação de Xambinho é mais um elemento na articulação de um novo grupo político que está emergindo no Espírito Santo e que vai na contramão dos interesses do governador Renato Casagrande (PSB).
“Erick, Amaro e Roberto viraram amigos e, hoje, lideram um grupo político que irá crescer muito no Espírito Santo. Estarei avaliando durante os próximos dias com minha família e amigos para tomar a decisão final”, disse Xambinho.
Caso se filie ao PRB, o deputado pode se fortalecer politicamente para a corrida eleitoral do ano que vem, uma vez que seu atual partido, a Rede Sustentabilidade, não atingiu a cláusula de barreira e deve ver seus filiados “saltando do barco” na próxima eleição.
Antes de sair, porém, aliados do deputado afirmam que Xambinho deve ajustar e aparar arestas com o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, maior liderança da Rede no estado e de quem Xambinho é um forte aliado desde seu primeiro mandato de vereador, em 2013.
“A relação com Audifax continua a mesma, somos aliados políticos; mas ele não é candidato em 2020 e eu pretendo me viabilizar. Se serei ou não candidato, vamos decidir em 2020; mas preciso trabalhar no sentido de dar à Serra um palanque alternativo, pois tenho certeza que deste projeto Amaro/Xambinho pode sair o futuro prefeito da cidade. E, sem dúvidas, esse movimento me fortalece e nos coloca de uma vez na linha de sucessão da cidade”, disse o deputado estadual.
Outra hipótese é caso Amaro Neto resolva ser candidato a prefeito na Serra. O próprio Amaro já confirmou ao TEMPO NOVO que existe tal possibilidade. Nesse arranjo, Xambinho seria um dos fortes aliados para liderar as articulações políticas no município. Quem deve presidir o PRB na Serra é Pedro Henrique, também conhecido como Pedrão, atual chefe de gabinete de Xambinho.