Clarice Poltronieri
Na próxima terça-feira (20) acontece o Seminário Plano Estadual de Resíduos Sólidos, no auditório da Federação Indústrias do Espírito Santo (Findes) das 13h30 às 18h. A participação no evento é aberta, mas a presença deve ser confirmada pelo endereço eventos.sistemafindes.org.br
De acordo com o 1° vice-presidente da Findes, José Carlos Zanotelli, a ideia é discutir o plano estadual de resíduos sólidos e logística reversa, onde o produtor deve se responsabilizar pelo resíduo produzido com a venda de seu produto.
“Já existe uma legislação federal que determina que os atores econômicos devem dar destinação final às embalagem e isso está sendo discutido no estado. Cada estado vai regulamentar, fazer de acordo com sua necessidade. A Secretaria estadual de Meio Ambiente (Seama) e a Findes contrataram uma empresa para elaborar uma minuta de projeto ouvindo todos os atores do processo: a indústria que produz, o comércio que vende, a prefeitura que recolhe e as empresas da cadeia de reciclagem. Será discutido até onde vai a responsabilidade de cada ator e se tiver que remunerar, como isso será feito”, explica.
O seminário será a oportunidade de discussão dessa nova regulamentação e a Findes acredita que isso gerará nova oportunidade de negócios. “A aplicação da lei pode ser uma oportunidade, pois uma empresa de reciclagem poderá se cadastrar e ganhar com isso. Os locais de destinação dos resíduos deverão ser mais bem preparados para separar o lixo. Por isso reuniremos todos os agentes do processo no seminário para iniciarmos as discussões sobre o Plano”, explica Zanotelli.