Serra, 23 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 19 de Março de 2018 às 10:26

Destino, responsabilidades e negócios do lixo serão debatidos por empresários


Lixão clandestino a céu aberto próximo a lagoa Jacuném em Portal de Jacaraípe: Serra tem mais de 700 pontos viciados como este. Foto: Bruno Lyra/Arquivo TN

Clarice Poltronieri

Na próxima terça-feira (20) acontece o Seminário Plano Estadual de Resíduos Sólidos, no auditório da Federação Indústrias do Espírito Santo (Findes) das 13h30 às 18h. A participação no evento é aberta, mas a presença deve ser confirmada pelo endereço eventos.sistemafindes.org.br

De acordo com o 1° vice-presidente da Findes, José Carlos Zanotelli, a ideia é discutir o plano estadual de resíduos sólidos e logística reversa, onde o produtor deve se responsabilizar pelo resíduo produzido com a venda de seu produto.

“Já existe uma legislação federal que determina que os atores econômicos devem dar destinação final às embalagem e isso está sendo discutido no estado. Cada estado vai regulamentar, fazer de acordo com sua necessidade. A Secretaria estadual de Meio Ambiente (Seama) e a Findes contrataram uma empresa para elaborar uma minuta de projeto ouvindo todos os atores do processo: a indústria que produz, o comércio que vende, a prefeitura que recolhe e as empresas da cadeia de reciclagem. Será discutido até onde vai a responsabilidade de cada ator e se tiver que remunerar, como isso será feito”, explica.

O seminário será a oportunidade de discussão dessa nova regulamentação e a Findes acredita que isso gerará nova oportunidade de negócios. “A aplicação da lei pode ser uma oportunidade, pois uma empresa de reciclagem poderá se cadastrar e ganhar com isso. Os locais de destinação dos resíduos deverão ser mais bem preparados para separar o lixo. Por isso reuniremos todos os agentes do processo no seminário para iniciarmos as discussões sobre o Plano”, explica Zanotelli.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por