Categories: Meio Ambiente

Destino, responsabilidades e negócios do lixo serão debatidos por empresários

Lixão clandestino a céu aberto próximo a lagoa Jacuném em Portal de Jacaraípe: Serra tem mais de 700 pontos viciados como este. Foto: Bruno Lyra/Arquivo TN

Clarice Poltronieri

Na próxima terça-feira (20) acontece o Seminário Plano Estadual de Resíduos Sólidos, no auditório da Federação Indústrias do Espírito Santo (Findes) das 13h30 às 18h. A participação no evento é aberta, mas a presença deve ser confirmada pelo endereço eventos.sistemafindes.org.br

De acordo com o 1° vice-presidente da Findes, José Carlos Zanotelli, a ideia é discutir o plano estadual de resíduos sólidos e logística reversa, onde o produtor deve se responsabilizar pelo resíduo produzido com a venda de seu produto.

“Já existe uma legislação federal que determina que os atores econômicos devem dar destinação final às embalagem e isso está sendo discutido no estado. Cada estado vai regulamentar, fazer de acordo com sua necessidade. A Secretaria estadual de Meio Ambiente (Seama) e a Findes contrataram uma empresa para elaborar uma minuta de projeto ouvindo todos os atores do processo: a indústria que produz, o comércio que vende, a prefeitura que recolhe e as empresas da cadeia de reciclagem. Será discutido até onde vai a responsabilidade de cada ator e se tiver que remunerar, como isso será feito”, explica.

O seminário será a oportunidade de discussão dessa nova regulamentação e a Findes acredita que isso gerará nova oportunidade de negócios. “A aplicação da lei pode ser uma oportunidade, pois uma empresa de reciclagem poderá se cadastrar e ganhar com isso. Os locais de destinação dos resíduos deverão ser mais bem preparados para separar o lixo. Por isso reuniremos todos os agentes do processo no seminário para iniciarmos as discussões sobre o Plano”, explica Zanotelli.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

4 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

5 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

5 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

5 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

22 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

23 horas atrás