Categories: Meio Ambiente

Área de mata Atlântica na Serra é devastada com autorização do Estado

A Polícia Ambiental e a Prefeitura da Serra vão acompanhar o caso que já foi denunciado ao Ministério Público do Espírito Santo. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

Um cenário de devastação. Assim ficou uma área de mata Atlântica entre a lagoa Juara e o rio Reis Magos cujo desmatamento foi autorizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).  A reportagem esteve no local na última terça (26).

O terreno pode ser acessado a partir das obras abandonadas do Contorno de Jacaraípe, por estrada vicinal entre plantações de eucalipto. São cerca de 8,5 km do bairro São Francisco até a área desmatada. No entorno dela, ainda há fragmentos expressivos de mata Atlântica e o único cultivo que há nas imediações é de eucalipto.

O ativista Adriano ‘Nino’ Santana, publicou um vídeo em seu canal no You Tube chamado ‘As Aventuras de Nino’ denunciando a destruição. “Conheci essas matas antes da devastação. Notamos o início do desmatamento há cerca de um mês. Nessa área vivia onça, jaguatirica, gato do mato, veado mateiro, tatus, preguiça-de-coleira, macacos. É triste, não tem como não se emocionar”, desabafa.

Numa ida anterior, Nino flagrou o uso de trator de esteira para derrubar a mata. Para o presidente do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora, Claudiney Rocha, o prejuízo é grande para espécies ameaçadas. “Isso não era uma floresta em estágio inicial de regeneração. Há vestígios da presença de preguiça-de-coleira e jaguatirica, duas espécies em situação crítica”, alerta.

Já o sargento Reis, da Polícia Ambiental, foi ao local no último dia 28 de junho. “O responsável apresentou autorização do Idaf. Mesmo assim foi feito boletim de ocorrência e encaminhado ao Ministério Público. Pedimos mais esclarecimentos ao Idaf e voltaremos ao local para ver se o que foi derrubado está de acordo. Também pedimos um parecer técnico da Semma (Secretaria de Meio Ambiente da Serra)”, salienta.

Em nota, a Semma disse que não foi informada pelo Idaf nem autorizou corte na área. Falou que técnicos estiveram no local junto com a Polícia Ambiental, que registrou ocorrência por Crime Ambiental.

Já o Idaf disse, também via assessoria, que a autorização era para desmate de 5,5 hectares de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração, passível de liberação por lei, argumento contestado pelos ambientalistas. E segundo a própria prefeitura, o desmate pode ter chegado a 13 hectares.  Diante disso, o Idaf prometeu enviar uma equipe ao local, mas se negou a informar o nome de quem recebeu a autorização para o corte.

Confira vídeo feito na área onde ocorreu a destruição:

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Fim de semana nublado na Serra

A sábado amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida Mais um fim de semana se inicia nesta sábado (16)…

22 minutos atrás

Telefones celulares podem ser proibidos nas escolas da Serra

Paulinho do Churrasquinho foi autor do projeto. Crédito: divulgação. Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 197/2024, que…

13 horas atrás

Suspeito de tentativa de latrocínio dentro de padaria é preso na Serra

Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (15) por tentativa de homicídio contra uma mulher. O…

16 horas atrás

Adolescente envolvido no homicídio Caíque na Serra é apreendido em Guarapari

O adolescente apreendido tem envolvimento, segundo a polícia, no homicídio de Caique Conceição Moreira, de 16 anos. Crédito: Reprodução Redes Sociais…

18 horas atrás

Vídeo: policiais levam detento para almoçar sem algemas em restaurante da Serra

Crédito: Reprodução Redes Sociais As câmeras de segurança de um estabelecimento flagraram o momento em um detento é levado por…

22 horas atrás

Feriadão na Serra conta com 15 pontos próprios para banho

Dia de Sol/ Foto: Edson Reis O feriadão da República, celebrado nesta sexta-feira (15) conta com 15 pontos próprios para…

23 horas atrás