Detectando trabalho e renda | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de Março de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Mestre Álvaro

por Eci Scardini

Serra, 4 de Janeiro de 2019 às 7:20

Detectando trabalho e renda


Por Bruno Lyra

Das atividades que podem gerar postos de trabalho na Serra em 2019, estão as obras para reduzir o pó preto de Vale e ArcelorMittal em Tubarão. Somadas, as duas devem abrir 2,5 mil postos temporários até 2023, data prevista para entrega das obras. Sem contar que deve ativar rede de fornecedores e prestadores de serviços em empresas satélites localizadas nos polos empresariais da cidade.

E ainda que o setor mínero siderúrgico venha dando sinais estruturais de declínio no ES, a escolha do ex-diretor da Vale Aimar Fiuza para presidir o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), sugere que podem vir novidades.

Há investimentos públicos municipais, estaduais e até federais com potencial para movimentar o mercado de trabalho.  Nos próximos dois anos, o município anunciou R$ 400 milhões em obras públicas, em que pese o corte de convênios anunciado pelo governador Casagrande em seu 1º dia do novo mandato.

Do estado se espera retomada de obras importantes iniciadas no mandato anterior de Casagrande, como o Contorno de Jacaraípe  e o colégio Aristóbulo. Do Governo Federal, destaque para a duplicação de trecho da BR 262, que embora não seja uma rodovia que corte a Serra, interliga com a 101 no Trevo da Ceasa favorecendo o parque empresarial e logístico que a cidade detém ao longo da rodovia do Contorno.

Fica ainda a expectativa de que a concessionária Eco comece a duplicação do trecho da BR 101 entre Serra-Sede e Fundão que deveria ter sido entregue em maio de 2017. Obras de duplicação da BR estão aceleradas entre as cidades de Viana, Vila Velha e Guarapari. Outra esperança é que o Governo Federal inicie o Contorno do Mestre Álvaro.

Novas vagas de trabalho e investimentos podem pintar também com o incentivo para novos empreendimentos que contratarem na Serra anunciado pela prefeitura, que agora terá o experiente José Eduardo Azevedo para comandar o Desenvolvimento Econômico.

Depois de anos difíceis, o varejo da cidade ficou mais animado neste final de 2018 e também nutre a esperança de mais vendas em 2019. A construção civil, que experimentou bonança na virada das décadas de 2000/2010, é outro setor que pode gerar postos de trabalho caso engrene novamente. 

 




O que você acha ?

Como você avalia os primeiros meses do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por