O Governo do Estado abriu, nesta terça-feira (10), as inscrições para a segunda fase do Programa CNH Social 2024. Ao todo, são 3.500 carteiras de motorista gratuitas. Para concorrer a uma vaga, o interessado deve se inscrever no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) até o dia 29 de setembro.
As oportunidades são para obter a Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); e, para aqueles que já são habilitados, a Adição de Categoria A ou B e a Mudança de Categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
As inscrições para concorrer a uma das 3.500 vagas começaram às 12h desta terça-feira (10) e seguem abertas até 23h59 do dia 29 de setembro de 2024, exclusivamente pelo site do Detran.
O prazo de inscrição foi ampliado de 11 para 20 dias, aumentando a possibilidade de que mais pessoas possam tomar conhecimento do programa e concorrer a uma das vagas.
A lista com os nomes dos selecionados no programa será divulgada no dia 14 de outubro de 2024, às 12h, no site do Detran. Pessoas com Deficiência (PCD) têm 5% das vagas garantidas por meio de reserva específica para esse público e, também serão destinadas 13% das vagas para os egressos do sistema prisional a partir de Cooperação Técnica firmada entre o Detran e a Secretaria da Justiça (Sejus).
Caso essas vagas reservadas não sejam preenchidas, o quantitativo vago será revertido para ampla concorrência.
Lista de suplentes do Detran para carteira de motorista gratuita
Eventualmente, candidatos selecionados na primeira chamada podem acabar não concluindo o processo de matrícula, sendo desclassificado, ou pode, ainda, acontecer de o candidato abandonar a formação de condutores ainda nos primeiros dias de aulas. Por isso, é de suma importância que os contemplados fiquem atentos aos prazos de matrícula e das etapas do processo de Habilitação.
Com o objetivo de dar oportunidade a mais pessoas, o Detran realiza uma chamada única de suplentes. Essa lista será divulgada no dia 16 de dezembro, a partir de 12h, também no site do Detran|ES, para aqueles que se inscreverem nesta edição e não forem selecionados na primeira chamada.
Como se inscrever no CNH Social?
Para se inscrever, o interessado deve seguir os seguintes passos:
- Acessar o site do Detran;
- Entrar no banner ou no botão do programa ‘CNH Social’ na página principal;
- Inserir as informações pessoais solicitadas;
- Selecionar a categoria desejada;
- Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações que constam no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Serão considerados os cadastros ativos no CadÚnico aqueles lançados na Base Nacional do Cadastro até o dia 13 de julho de 2024.
As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a Adição de Categoria A ou B; e 40% para a Mudança de Categoria D ou E. O objetivo é dar um foco na capacitação profissional, visando oportunizar aos condutores a inserção no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade.