
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abriu, nesta terça-feira (1º), as inscrições para o Programa CNH Social 2025, que oferece a obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa é voltada para pessoas de baixa renda.
Ao todo, são sete mil vagas ofertadas pelo Detran. Desse total, 3.500 já estão abertas e as inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril.
As outras 3.500 vagas serão abertas na segunda fase do CNH Social 2025, prevista para o segundo semestre deste ano.
Quem pode tirar carteira de motorista de graça?
O programa é voltado a pessoas de baixa renda inscritas em programas sociais, como o CadÚnico. Com base nas edições anteriores, os candidatos poderão se inscrever para:
- Primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro);
- Adição de categoria, como incluir A ou B para quem já possui CNH;
- Mudança de categoria, como para D (transporte de passageiros) ou E (veículos de grande porte, como carretas e caminhões).
Como se inscrever no CNH Social?
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do Detran, até o dia 21 de abril. Após o encerramento do prazo, a lista com os selecionados será divulgada no mesmo site.
Como funciona o CNH Social?
Nos últimos anos, o CNH Social já beneficiou milhares de capixabas e se consolidou como um dos principais programas sociais do Governo do Estado. A ação é considerada estratégica pela gestão estadual, segundo nota enviada ao Jornal Tempo Novo pelo Detran.
As vagas foram distribuídas em duas etapas, ao longo do ano.
O evento de lançamento contou com a presença do governador Renato Casagrande (PSB) e do diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira.