
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abriu, nesta terça-feira (2), 3.500 vagas para o Programa CNH Social 2024. As inscrições podem ser feita de forma virtual. Os candidatos classificados poderão obter a carteira de motorista de forma 100% gratuita.
Ao todo, neste ano, serão 7 mil oportunidades. A primeira etapa, com 3.500 vagas, começa nesta terça-feira, às 12 horas. A segunda fase será lançada somente no segundo semestre do ano.
O lançamento do programa aconteceu nesta terça-feira, porém, o anúncio já havia sido feito com exclusividade pelo Detran ao Jornal Tempo Novo.
Como vai funcionar o CNH Social 2024?
Os interessados poderão se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro). Para aqueles que já são habilitados, há a possibilidade de adição da categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
As vagas são destinadas a pessoas de baixa renda e cadastradas em benefícios sociais que desejam obter a carteira de motorista.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O prazo para se inscrever é das 12 horas desta terça-feira (2) até as 23h59 do dia 20 de abril.
A relação final dos selecionados para a matrícula no programa será divulgada no site do Detran-ES.
Veja como se inscrever para tirar carteira de motorista de graça
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O prazo para se inscrever é das 12 horas desta terça-feira (2) até as 23h59 do dia 20 de abril.
O interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, entrar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.
O candidato deverá selecionar, também, a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado. Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.
Seleção do Detran
A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no CadÚnico, considerando os critérios de menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.