Alguns capixabas têm recebido mensagens fraudulentas em nome do Detran-ES, notificando sobre multas e penalidades. O órgão reforça o alerta de que essas mensagens são golpes e direcionam os cidadãos para links que não pertencem ao Detran.
Desde o ano passado, o problema persiste, e mesmo após dois meses do primeiro alerta, o Detran-ES continua recebendo dúvidas de cidadãos que relatam o recebimento dessas notificações falsas. Por isso, o órgão orienta que, ao receber uma mensagem com informações sobre multas ou penalidades e links para “regularização”, os condutores registrados no Espírito Santo devem consultar exclusivamente os canais oficiais.
Como verificar informações de forma segura
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Para consultar pontuação ou processos relacionados à suspensão ou cassação da CNH, acesse o site oficial: www.detran.es.gov.br.
- Na página inicial, clique no banner de serviços digitais de Infrações e selecione “Consulta de Pontuação CNH”.
- Multas e informações de veículos
- Para verificar multas registradas, utilize o serviço “Consulta de Veículos” disponível na página de serviços digitais de Veículos no site do Detran-ES.
- Atendimento presencial
- Em caso de dúvidas, é possível agendar atendimento em uma das agências do Detran-ES por meio do botão “Agendamento” no site oficial.
- Carteira Digital de Trânsito (CDT)
- O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) permite consultar infrações e aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Com isso, os condutores podem receber notificações de infrações e penalidades diretamente no app de forma oficial e segura.
Contato oficial do Detran-ES
O Detran-ES esclarece que contatos com condutores e proprietários de veículos são realizados, prioritariamente, por correspondências devidamente identificadas, na modalidade de Aviso de Recebimento (AR), enviadas pelos Correios. Esse procedimento é utilizado para notificações relacionadas a infrações e penalidades, como suspensão ou cassação do direito de dirigir.
Denúncias e orientações
O Detran-ES orienta que as pessoas desconfiem de mensagens oferecendo “facilidades” e denunciem essas práticas pelo Disque-Denúncia 181 ou pela Ouvidoria-Geral do Estado, por meio do telefone 0800 022 11 17 ou do e-mail ouvidoria@es.gov.br.
Desconfie de mensagens com links desconhecidos e proteja suas informações acessando apenas canais oficiais.