A disputa pela diretoria da Associação de Moradores de Barcelona envolveu personalidades políticas do município. De um lado, o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e o vereador Basílio da Saúde (Pros), apoiando a chapa vencedora (José Carlos Pereira Campos-presidente, 927 votos). Na outra ponta estavam o prefeito Audifax Barcelos (PSB) e o vereador Alexandre Xambinho (PTdoB), apoiando a chapa derrotada, encabeçada por Anderson de Oliveira Gabriel, que levou 553 votos.
Reação
O anúncio feito pelo Governo do Estado sobre o fechamento de 26 vagas na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital Dório Silva, que serão transferidas para o Hospital Infantil de Vila Velha, teve rebatimentos na Câmara de Vereadores. Presidente da Comissão de Saúde da Casa, Toninho Silva (Dem) já solicitou audiência com o governador Paulo Hartung (PMDB) para tentar reverter a decisão. “Classificamos essa decisão como a primeira manobra para o fechamento definitivo do hospital”, acusa o democrata.
Violência Bombada
A violência na Serra não tem poupado ninguém. A presidente da Associação de Moradores de Laranjeiras, Deborah Alves, foi assaltada na noite desta terça-feira (31), quando teve seu carro roubado. “Precisamos fortalecer o monitoramento com bicicletas ou motos, nas ruas adjacentes às principais”, pede.
O pai da criança
Ao que tudo indica, foi o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Silas Maza, o autor da sugestão para nomeação de Dionísio Teixeira, ex-assessor do prefeito Audifax Barcelos (PSB), para o cargo de diretor geral adjunto da Suppin (Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial). Silas não confirma nem desmente a indicação. Mas o mercado sabe que o titular da Sedur é ‘peixe’ do governador Hartung. Faz sentido.
PSDB cresce na Serra
No mercado político especula-se que o PSDB da Serra pode ter um novo comando. O ex-deputado estadual, Vandinho Leite e a ex-vice-prefeita da Serra, Madalena Santana, são os possíveis nomes cotados a assumir a presidência da sigla no município. Em tempo, Madalena se desfiliou do PSB, onde permaneceu filiada por 27 anos, apesar dos apelos do ex-governador Renato Casagrande (PSB). Também estão cotados para ingressar na legenda o vereador Alexandre Xambinho (atual PTdoB) e o empresário Adão Celia.
Travando o ‘faz me rir’
Vereadores discutiram na sessão de segunda-feira (30) o projeto de lei que autoriza a prefeitura a receber terrenos da Companhia Habitacional do Espírito Santo (Cohab) para quitação de dívidas com município. Apesar do pedido do Prefeito Audifax Barcelos (PSB) para votação em regime de urgência especial, os parlamentares optaram pela votação em regime simples. Argumentam que não sabem o montante da dívida da companhia com a prefeitura. Já assessoria do prefeito informou que o débito da Cohab com o município é de R$ 1,8 milhão e que mais de 2,5 milhões de m² de áreas podem ser repassados ao município da Serra.