Dezesseis deficientes visuais sobem trilha do Mestre Álvaro | Portal Tempo Novo

Serra, 12 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 5 de novembro de 2018 às 14:22

Dezesseis deficientes visuais sobem trilha do Mestre Álvaro

Por Ana Paula Bonelli
[email protected]

Cada deficiente visual contou com o apoio de um guia. Foto: Amigos do Mestre Álvaro

Uma iniciativa pioneira e radical levou deficientes visuais a uma das trilhas do Mestre Álvaro no último fim de semana. O projeto Acessibilidade de Mãos dadas com a Inclusão em parceria com a Associação Ambientalista Amigos do Mestre Álvaro levou ao topo do Mirante da Pedra Grande dezesseis portadores de necessidades especiais.

A Pedra Grande fica a 360 metros de altitude e os cegos puderam subir a montanha e vivenciar as sensações proporcionadas pela Mata Atlântica, que vão além das belas paisagens. A ação aconteceu no domingo – dia 4. Os participantes saíram do Jardim Botânico da Serra e seguiram pela trilha de floresta fechada. Foi um total de seis horas de caminhada.

Da Associação Amigos do Mestre Álvaro, Jean Robert de Souza disse que este foi o primeiro projeto de educação ambiental e inclusão social na Área de Proteção Ambiental Mestre Álvaro, voltado para pessoas com deficiência visual. “A trilha contou com a participação de pessoas cegas totais e com baixa visão. Foi muito desafiador e trabalhoso, porém, todo esforço foi recompensado com o sucesso do evento. Os depoimentos de satisfação, de ânimo e alegria contagiantes, foi um privilégio sem tamanho para quem se dedicou e trabalhou. A iniciativa buscou demonstrar de forma prática, que somos todos iguais e com os mesmos direitos. E como radicalizar também é para todos, tivemos ainda a descida de rapel com a equipe Up-Hope vertical. Foi algo emocionante em todos os sentidos, uma experiência única” destaca.

Da Associação Vivamos Acessibilidade, Carlos Alexandre Nunes dos Santos, que é deficiente visual disse que foi uma experiência única. “Foi incrível. O fedd back das pessoas que foram e todas estão maravilhadas. Ficaram felizes pelo fato de terem esta oportunidade de ter contato tão próximo com a natureza via uma trilha que não é comum para pessoas com deficiência. As dificuldades do terreno que é cheio de obstáculos e bem inclinados foram todas superadas pelos participantes. Foi tudo bem coordenado, cada deficiente foi com um guia para ajudar e evitar qualquer incidente. No final deu tudo certo e foi muito bom”, conta.

Participaram ainda da ação equipes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal da Serra e da Associação Vivamos Acessibilidade.

Confira algumas fotos da subida – Fotos: Ong Amigos do Mestre Álvaro




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por