Ayanne Karoline
Não vai ter crise. É que esperam os comerciantes da Serra para o Dia das Mães. Apostando em promoções de até 90% e sorteios para atrair clientes, o objetivo é alavancar as vendas e sair do vermelho. Apesar da animação, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do ES (Fecomércio-ES) diz que as vendas não devem ultrapassar 2% em relação a 2015.
E a aposta é em presentes mais em conta. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o gasto médio deve girar em torno de R$93. O presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, acredita que o lado sentimental pode ajudar as vendas. “O consumidor está disposto a presentear e a comemorar o Dia das Mães. Por isso, há um otimismo nesse período”, revela.
Como estratégia para atrair clientes, a loja de moda feminina Lu Confecções e Acessórios, que fica em Laranjeiras, está sorteando uma cesta com produtos de beleza. “Vamos estender a promoção até o fim de maio, já que muitos deixam para comprar os presentes após a data”, explicou o proprietário Vinicius Silvestrine.
Quem também vai apostar no sorteio é a Chica Flor, loja de acessórios que também fica em Laranjeiras. “Esperamos boas vendas. O movimento deve aumentar a partir desta sexta-feira”, disse a vendedora Sabrina de Oliveira.
Roupas, bolsas e sapatos são boas opções, mas muitas mães preferem ganhar coisas para o lar. A loja de artesanato Arte Mineira, também de Laranjeiras, sabe bem disso. Produtos como tapetes e almofadas, preferidos nessa época, estão com descontos de até 20%. “Estamos oferecendo vantagens ao cliente para melhorar esse cenário de crise”, diz a proprietária Márcia Helena Silva.
Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Serra, Samuel Valle, diz que além de promoções e sorteios, os comerciantes estão melhorando seus negócios através de qualificação de equipes e maximização dos pontos fortes. “A ideia é não só aproveitar datas comemorativas, mas reduzir os impactos da crise. O cenário que está melhorando aos poucos”, pontua.
Faturamento maior nos restaurantes
O setor de restaurantes é um dos que mais comemora no Dia das Mães, afinal elas merecem um descanso da cozinha. Por isto, o movimento e o faturamento aumentam na data. No Ninho da Roxinha, que fica em Nova Almeida, o movimento aumenta 100%. De acordo com o maitre Alexandre Vial, cada família leva de 8 a 10 pessoas. No domingo haverá música ao vivo das 11h às 17h.
Já no restaurante Berro D’Água, em Jacaraípe, o domingo das mães é marcado por fila de espera. O movimento dobra e os telefonemas também, apesar de não precisar de reserva. Para o mês de maio, os proprietários Cristina e Luca Lafetá lançaram a promoção da tradicional moqueca de Dourado, que serve três pessoas, por R$49,90. “Percebemos que os clientes estão vindo mais, reagindo a crise”, disse Cristina.
Já no sítio Recanto Mestre Álvaro, referência em agroturismo no circuito Garanhuns, a expectativa é grande. Em 2015, o local recebeu mais de 1.300 pessoas para almoço na data.
“Este ano vamos abrir com dois ambientes, um de fogão à lenha e outro de self service. Estamos preparando uma estrutura de evento”, disse a proprietária Maria Helena de Sousa. No local é possível aproveitar passeios à cavalo, charrete, tirolesa, piscina e bica natural.