Que a Serra tem sua beleza própria, isso é fato! Com lindas praias, agroturismo e outros pontos turísticos, a cidade tem ganhado destaque nas redes sociais com fotos que poderiam ser capa de um belo cartão-postal. Isso tudo acontece por conta de fotógrafos serranos que criaram perfis no Instagram para compartilhar um pouco da beleza da cidade. E para comemorar o ‘Dia Nacional do Fotógrafo’ – que acontece nesta quarta-feira (8) – fizemos uma matéria em homenagem a esses profissionais.
Uma delas é a Karol Balestrassi, que mora em Manguinhos, e já teve suas fotos do município compartilhadas em redes sociais que tem destaque nacional. Para ela, fotografar o balneário onde mora virou um “vício prazeroso”, já que o lugar é cheio de encantos. Segundo Karol, tudo começou em 2014, quando ainda usava o Orkut, mas pouco tempo depois teve a ideia de ir para o Instagram.
“Tive uma conta onde contava histórias antigas de Manguinhos, nela também incluía fotos do Balneário. Perdi a conta, ainda tentei fazer outra, mas logo migrei para o Instagram e fotografar Manguinhos virou um vício prazeroso. Esse lugar é cheio de encantos”, disse.
Agora, além de compartilhar as fotos de Manguinhos e até outros pontos da cidade em sua conta, ela também está se profissionalizando. “A fotografia e a paixão por Manguinhos se uniram, hoje busco me profissionalizar, faço alguns ensaios, trabalhos envolvendo Manguinhos e descobri minha grande paixão pela fotografia”, destaca Karol.
Quem também sempre fotografa a cidade é o Renzo Ambrozini. Ele é morador de Jacaraípe e começou a fotografar em 2008 e define a fotografia como uma paixão. Em sua conta, ele sempre posta fotos feitas por drone que mostra o município lá do alto. “Em pouquíssimo tempo me apaixonei pela arte de eternizar momentos, lugares, histórias. Fotografar minha cidade, meu estado, partiu de passeios que fiz e faço pelo mesmo e observo tanta diversidade cultural, belezas naturais e lugares fantásticos que muita gente não conhece e valeria muito conhecer. Sou apaixonado pelo meu estado ES”, afirma.
Renzo ainda conta para o TEMPO NOVO que seu hobby já virou uma profissão. “Acredito que qualquer profissional que produz arte, não só a fotografia, tem de ter muito carinho, dedicação e amor pelo que faz. Essa é a essência fundamental para um trabalho de encher os olhos e palpitar corações. Sou apaixonado pela arte de filmar e fotografar e hoje além de hobby uso dessa ferramenta profissionalmente também”, conta o morador.
Voltando ao balneário de Manguinhos, a moradora Layza Contarini, registra os momentos especiais da Vila Gastronômica. Ela, que começou a fotografar em 2013, teve uma fotografia do seu perfil compartilhada pelo Ministério do Turismo, que tem mais de 212 mil seguidores.
“Comecei a fotografar Manguinhos desde 2013. Recentemente, criei no Instagram uma conta só com fotos do balneário para que mais pessoas pudessem conhecer e ver as belezas desse pequeno paraíso da Serra, do qual eu tanto amo. O Instagram do Ministério do Turismo do Brasil divulgou uma foto minha e foi uma imensa alegria em saber que esse lugar bucólico de nossa cidade foi visto por milhares de brasileiros. Um sentimento de gratidão”, relata.
Layza também afirma que fotografar é uma paixão. “Para mim fotografar é uma paixão, é mostrar como eu vejo Manguinhos, sempre com o objetivo de gerar algum sentimento bom em que vê as fotos, seja os sentimentos de saudades, beleza, paz”, finaliza.
Wagner Corrêa da Silva, de José de Anchieta, também utiliza as redes sociais para divulgar a cidade e também o ES. Ele contou para o TEMPO NOVO que começou a fotografar há três anos: “um clique com o celular e comecei a vê o mundo com um olhar diferente”, explica o início do seu amor pela fotografia. Ainda segundo Wagner, ele utiliza a fotografia como uma válvula de escape pro dia-a-dia estressante e até comprou um drone para se profissionalizar na área.
“Sempre foi por paixão, mas com as técnicas que venho aprendendo e aperfeiçoando a cada dia e alguns equipamentos, o que era apenas um hobby acabou virando uma renda extra. As primeiras fotos no Instagram têm mais de cinco anos, mas de um ano pra cá com a compra de um drone, tudo ficou mais intenso”, conta.
Outro morador da Serra, desta vez de Nova Almeida, também tem conquistado bastante seguidores na internet com clicks da Serra e do Espírito Santo. Trata-se do Leonardo Torres que também criou um perfil no Instagram, no qual compartilha fotos de locais turísticos capixabas, inclusive da Serra.
Leonardo conta que vai caminhando com os amigos e mostrando as belezas do estado. “A intenção é aquela interagida de seguidores uns com os outros, compartilhando novas idéias de passeios em nossos points”, destaca, e adianta que futuramente irá lançar um canal no YouTube com dicas de fotografia, vídeos e fotos das belezas naturais e patrimoniais do Espírito Santo.
Karol Balestrassi -(@karolbalestrassi) Renzo Ambrozini - (@renzoambrozini) Layza Contarini - (@docemanguinhos) Wagner Corrêa - (@wagner_k2) Leonardo Torres - (oficialespirito27)
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…