Categories: Notícias

Dicas de cuidados com a pele durante o verão

Dentre os cuidados necessários, um é o horário de exposição ao sol, até as 10h e após as 16h

Por conta da exposição ao sol, Patrícia Freitas utiliza o filtro solar na filha Izabela várias vezes, conforme a criança entra na água. Foto: Fábio BarcelosPor conta da exposição ao sol, Patrícia Freitas utiliza o filtro solar na filha Izabela várias vezes, conforme a criança entra na água. Foto: Fábio Barcelos
Por conta da exposição ao sol, Patrícia Freitas utiliza o filtro solar na filha Izabela várias vezes, conforme a criança entra na água. Foto: Fábio Barcelos

A cada verão o sol fica ainda mais intenso por conta das mudanças climáticas que tem ocorrido. Com isso, os cuidados com a pele, especialmente nesta estação, devem ser ainda maiores.

A dermatologista Patrícia Gaspar reforça essa informação e dá dicas de como curtir as férias com saúde. “O verão está cada vez mais quente e com o acesso às informações, não há desculpa para não se cuidar neste período. É preciso ter responsabilidade na hora de aproveitar as férias”, reforça Patrícia.

Dentre os cuidados necessários, um dos principais é o horário de exposição ao sol, que é até as 10h e após as 16h. “Vejo muitos pais chegarem tarde na praia com os filhos. É preciso também ter bom senso e se lembrar de que estamos em horário de verão e que a exposição ao sol depende também de sua intensidade”, lembra.

A médica relembra outros cuidados importantes para proteger sua pele: o uso de protetor solar com FPS acima de 30, que deve ser reaplicado de hora em hora, caso haja suor intenso, e a cada retorno do mar ou piscina; o de chapéus e bonés, óculos de sol, sombrinhas e roupas leves, de preferência de algodão. Outra opção são as roupas confeccionadas com o tecido UV-line, que estão na moda e filtram os raios UVs. Mas mesmo com seu uso, não se deve dispensar o protetor.

Micoses e alergias

Neste período, é comum ainda o aparecimento de micoses e alergias. Para evitar esses problemas, é preciso também atenção.

Não se deve usar perfumes e ir à praia, nem tocar em limões ou frutas cítricas, pois isso pode causar coceiras ou manchas.

“É preciso ainda estar atento à balneabilidade de praias, rios ou lagoas, e só frequentar piscinas onde haja exigência de laudo dermatológico, além de não pisar descalço nas poças de água parada. Nas praias, nunca sentar diretamente na areia ou nos bancos, sempre usar uma canga ou toalha. Por fim, principalmente as mulheres, usar roupas íntimas de algodão e soltas, nada apertado. E não ficar muito tempo com a roupa molhada”, concluiu a dermatologista.

Mais calor

Nos últimos dias o céu claro e o sol forte predominaram na Serra. O calor intenso levou as pessoas para as praias e a diversão foi garantida. Os termômetros chegaram a registrar máxima de 32°, nessa quinta-feira (15).

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão para os próximos dias é de céu com poucas nuvens e não deve chover.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Com 3 mortes em março, Serra registra o menor número de homicídios da história

De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, a Serra registrou o menor número de homicídios da história no mês…

6 horas atrás

Vale abre vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade

A Vale abriu vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale…

7 horas atrás

PL quer substituir campainha por música nas escolas da Serra para acolher autistas

O Professor Renato Ribeiro é autor do projeto. Crédito: Arquivo Tempo Novo O vereador Professor Renato Ribeiro (PDT) protocolou na…

7 horas atrás

Comunicados – 01/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 01-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

7 horas atrás

Placas que isentam responsabilidade por furtos podem ser proibidas na Serra

Shopping Mestre Álvaro. Foto: Google Street View Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 313/2025, que proíbe a…

8 horas atrás

A primeira do país: Promotora da Serra defende tese no salão nobre do STF com orientação de Barroso

Atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso com a promotora da Serra, Maria Clara Mendonça Perim. Crédito: divulgação. A…

8 horas atrás