Direito no Cotidiano

Dicas e cuidados para não ser vítima de golpes digitais

As mensagens digitais, seja para o e-mail ou para os aplicativos de mensagens dos diversos aplicativos existentes como Wattsapp, Telegram e outros, já se tornaram essenciais no dia a dia das pessoas tanto para atividades privadas como para atividades profissionais.

Neste mundo digital, inevitavelmente, recebemos mensagens indesejadas de publicidade (spam) e de fraude que conseguem ultrapassar as proteções já existentes nos e-mails e aplicativos, o que torna de grande valia um cuidado extra por parte dos próprios usuários.

O maior meio de spam no Brasil se dá através das ligações telefônicas. De acordo com levantamento do aplicativo True Caller, em 2021, o país registrou uma média de 32,9 chamadas spam por usuário ao mês.

Através de mensagens eletrônicas (e-mails, SMS ou aplicativos), segundo pesquisa da empresa Avast, 55% dos entrevistados sofreram ataques de phishing em 2021, mensagens com links para clicar e que roubam dados do usuário.

Os cuidados para evitar cair em golpes digitais envolvem excluir e marcar a empresa ou pessoa indesejada como spam; configurar o e-mail e aplicativos de mensagens para não carregar imagens de remetentes desconhecidos; nunca clicar em links indicados no e-mail ou nas mensagens, principalmente se o assunto for relacionado a bancos, empréstimos, notícias extraordinárias, cadastramentos ou recadastramentos, ofertas de emprego ou qualquer tipo de ganho financeiro fácil. Na dúvida, não clique.

+ Quer mudar seu nome? Agora está menos difícil

Os golpistas vão sempre buscar despertar atenção através de algo relevante ou de grande importância para a pessoa, além disso, mesmo quem já está alerta pode ser enganado através de uma mensagem indesejada que no fim diz que “caso não queira mais receber esse tipo de conteúdo basta clicar abaixo”. Pronto, você acabou de clicar em um link phishing.

Para coibir esse tipo de prática, o Código Penal por meio da lei 14.155/21, passou a tornar mais graves os crimes de violação de dispositivo informático, furto e estelionato cometidos de forma eletrônica ou pela internet.

Mas, o que fazer caso sofra um golpe pela Internet?

A primeira coisa é entrar em contato com os responsáveis pelo aplicativo de mensagem ou e-mail e informar a fraude e solicitar o bloqueio da conta. Em seguida pedir para que seus contatos denunciem a fraude ou o golpe para que as plataformas digitais possam bloquear o ataque.

Por fim, registrar um boletim de ocorrência na delegacia especializada em crimes digitais informando tudo o que aconteceu e, se possível, com “print” das telas da conta invadida, das conversas e da denúncia feita junto à rede social.

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás