Serra, 21 de Janeiro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Economia

Serra, 30 de dezembro de 2014 às 14:19

Dicas para impulsionar as vendas no verão


Lúcia e Fernanda Montagnoli da loja Flor de Laranjeira prezam pela qualidade no atendimento. Foto: Joatan Correa

Lúcia e Fernanda Montagnoli da loja Flor de Laranjeira prezam pela qualidade no atendimento. Foto: Joatan Correa

O comércio varejista comemora boas vendas no verão. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da Receita Federal indicam que 36,5% das empresas capixabas são varejistas. A maioria delas vende artigos de vestuário e acessórios e muitas estão localizadas na Serra. Para aproveitar a data e lucrar, o Sebrae/ES preparou algumas dicas essenciais.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento ao Comércio do Sebrae ES, Christiane Castro, é importante estar atento ao calendário, às datas e eventos que possam influenciar no comportamento do consumidor. “Há eventos que aumentam o fluxo de pessoas na cidade, que estimulam a demanda por determinados itens de consumo. Então o empreendedor ou gestor precisa ficar ‘antenado’ e planejar seu estoque e suas ações de marketing”, ponderou a gerente.

Foi o que fez a empresária Andriele França, proprietária da Vila Rio moda feminina. A loja já tem seis anos de existência em Laranjeiras e, a cada ano, inova quando o assunto é chamar a atenção dos clientes.

Entre as oito dicas apontadas pelo Sebrae destaque para o atendimento, que ficará marcado na lembrança do consumidor. Controlar o estoque também é importante. Um consumidor que busca determinado produto e ouve do vendedor que o produto acabou, sente-se frustrado.

Para quem atua no comércio eletrônico, é importante ter uma política de troca definida assim como a garantia do produto; o cliente tem que realizar um processo de compra prazerosa. A equipe deve estar capacitada. Uma equipe bem preparada trabalha em harmonia, o vendedor deve estar apto a transmitir ao cliente a filosofia, os valores da empresa, assim poderá transmitir segurança e engajar também o consumidor;

Também é importante caprichar no visual e merchandising do seu empreendimento. As sensações que o ambiente proporciona na experiência de compra influenciam o comportamento do cliente: iluminação, som, visual e disposição adequada dos produtos.

Não se deve esquecer de monitorar a concorrência para aprender com ela e fazer ainda melhor.




O que você acha ?

Você se sente seguro nas praias da Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por