Categories: Economia

Dicas para impulsionar as vendas no verão

Lúcia e Fernanda Montagnoli da loja Flor de Laranjeira prezam pela qualidade no atendimento. Foto: Joatan Correa

O comércio varejista comemora boas vendas no verão. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da Receita Federal indicam que 36,5% das empresas capixabas são varejistas. A maioria delas vende artigos de vestuário e acessórios e muitas estão localizadas na Serra. Para aproveitar a data e lucrar, o Sebrae/ES preparou algumas dicas essenciais.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento ao Comércio do Sebrae ES, Christiane Castro, é importante estar atento ao calendário, às datas e eventos que possam influenciar no comportamento do consumidor. “Há eventos que aumentam o fluxo de pessoas na cidade, que estimulam a demanda por determinados itens de consumo. Então o empreendedor ou gestor precisa ficar ‘antenado’ e planejar seu estoque e suas ações de marketing”, ponderou a gerente.

Foi o que fez a empresária Andriele França, proprietária da Vila Rio moda feminina. A loja já tem seis anos de existência em Laranjeiras e, a cada ano, inova quando o assunto é chamar a atenção dos clientes.

Entre as oito dicas apontadas pelo Sebrae destaque para o atendimento, que ficará marcado na lembrança do consumidor. Controlar o estoque também é importante. Um consumidor que busca determinado produto e ouve do vendedor que o produto acabou, sente-se frustrado.

Para quem atua no comércio eletrônico, é importante ter uma política de troca definida assim como a garantia do produto; o cliente tem que realizar um processo de compra prazerosa. A equipe deve estar capacitada. Uma equipe bem preparada trabalha em harmonia, o vendedor deve estar apto a transmitir ao cliente a filosofia, os valores da empresa, assim poderá transmitir segurança e engajar também o consumidor;

Também é importante caprichar no visual e merchandising do seu empreendimento. As sensações que o ambiente proporciona na experiência de compra influenciam o comportamento do cliente: iluminação, som, visual e disposição adequada dos produtos.

Não se deve esquecer de monitorar a concorrência para aprender com ela e fazer ainda melhor.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…

5 horas atrás

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…

6 horas atrás

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…

6 horas atrás

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…

7 horas atrás

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…

8 horas atrás

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…

8 horas atrás