Categories: Economia

Dicas para impulsionar as vendas no verão

Lúcia e Fernanda Montagnoli da loja Flor de Laranjeira prezam pela qualidade no atendimento. Foto: Joatan Correa

O comércio varejista comemora boas vendas no verão. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da Receita Federal indicam que 36,5% das empresas capixabas são varejistas. A maioria delas vende artigos de vestuário e acessórios e muitas estão localizadas na Serra. Para aproveitar a data e lucrar, o Sebrae/ES preparou algumas dicas essenciais.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento ao Comércio do Sebrae ES, Christiane Castro, é importante estar atento ao calendário, às datas e eventos que possam influenciar no comportamento do consumidor. “Há eventos que aumentam o fluxo de pessoas na cidade, que estimulam a demanda por determinados itens de consumo. Então o empreendedor ou gestor precisa ficar ‘antenado’ e planejar seu estoque e suas ações de marketing”, ponderou a gerente.

Foi o que fez a empresária Andriele França, proprietária da Vila Rio moda feminina. A loja já tem seis anos de existência em Laranjeiras e, a cada ano, inova quando o assunto é chamar a atenção dos clientes.

Entre as oito dicas apontadas pelo Sebrae destaque para o atendimento, que ficará marcado na lembrança do consumidor. Controlar o estoque também é importante. Um consumidor que busca determinado produto e ouve do vendedor que o produto acabou, sente-se frustrado.

Para quem atua no comércio eletrônico, é importante ter uma política de troca definida assim como a garantia do produto; o cliente tem que realizar um processo de compra prazerosa. A equipe deve estar capacitada. Uma equipe bem preparada trabalha em harmonia, o vendedor deve estar apto a transmitir ao cliente a filosofia, os valores da empresa, assim poderá transmitir segurança e engajar também o consumidor;

Também é importante caprichar no visual e merchandising do seu empreendimento. As sensações que o ambiente proporciona na experiência de compra influenciam o comportamento do cliente: iluminação, som, visual e disposição adequada dos produtos.

Não se deve esquecer de monitorar a concorrência para aprender com ela e fazer ainda melhor.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

4 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

5 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

6 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

6 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

6 horas atrás

Homem é torturado até a morte e encontrado com pés e pescoço amarrados na Serra

Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…

1 dia atrás