Categories: Economia

Dicas para impulsionar as vendas no verão

Lúcia e Fernanda Montagnoli da loja Flor de Laranjeira prezam pela qualidade no atendimento. Foto: Joatan Correa

O comércio varejista comemora boas vendas no verão. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da Receita Federal indicam que 36,5% das empresas capixabas são varejistas. A maioria delas vende artigos de vestuário e acessórios e muitas estão localizadas na Serra. Para aproveitar a data e lucrar, o Sebrae/ES preparou algumas dicas essenciais.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento ao Comércio do Sebrae ES, Christiane Castro, é importante estar atento ao calendário, às datas e eventos que possam influenciar no comportamento do consumidor. “Há eventos que aumentam o fluxo de pessoas na cidade, que estimulam a demanda por determinados itens de consumo. Então o empreendedor ou gestor precisa ficar ‘antenado’ e planejar seu estoque e suas ações de marketing”, ponderou a gerente.

Foi o que fez a empresária Andriele França, proprietária da Vila Rio moda feminina. A loja já tem seis anos de existência em Laranjeiras e, a cada ano, inova quando o assunto é chamar a atenção dos clientes.

Entre as oito dicas apontadas pelo Sebrae destaque para o atendimento, que ficará marcado na lembrança do consumidor. Controlar o estoque também é importante. Um consumidor que busca determinado produto e ouve do vendedor que o produto acabou, sente-se frustrado.

Para quem atua no comércio eletrônico, é importante ter uma política de troca definida assim como a garantia do produto; o cliente tem que realizar um processo de compra prazerosa. A equipe deve estar capacitada. Uma equipe bem preparada trabalha em harmonia, o vendedor deve estar apto a transmitir ao cliente a filosofia, os valores da empresa, assim poderá transmitir segurança e engajar também o consumidor;

Também é importante caprichar no visual e merchandising do seu empreendimento. As sensações que o ambiente proporciona na experiência de compra influenciam o comportamento do cliente: iluminação, som, visual e disposição adequada dos produtos.

Não se deve esquecer de monitorar a concorrência para aprender com ela e fazer ainda melhor.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

10 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

13 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

15 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

15 horas atrás