Em meio à correria do dia a dia, encontrar o equilíbrio entre corpo e mente pode parecer um desafio. Contudo, cuidar da alimentação e das emoções é essencial para uma vida saudável e plena. A nutrição vai além de fornecer os nutrientes adequados ao organismo; ela também desempenha um papel fundamental no bem-estar mental e emocional. Aqui vão algumas dicas simples para nutrir corpo e mente e alcançar uma vida mais equilibrada.
1. Alimente-se com variedade e equilíbrio
A alimentação balanceada é a chave para manter o corpo em seu melhor funcionamento. Um prato colorido, com fontes de carboidratos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, oferece todos os nutrientes necessários para o organismo. As vitaminas e minerais encontrados em vegetais, frutas e legumes são essenciais para a saúde mental, pois auxiliam no bom funcionamento do cérebro e na regulação de neurotransmissores.
2. Consuma alimentos ricos em ômega-3
Peixes como salmão, sardinha e atum são excelentes fontes de ômega-3, um ácido graxo que ajuda na saúde do coração e também tem impacto positivo na mente. Estudos mostram que o consumo regular de ômega-3 pode reduzir sintomas de depressão e melhorar a função cognitiva. Se você não consome peixe com frequência, incluir chia e linhaça em sua dieta pode ser uma alternativa.
3. Priorize alimentos que aumentam a produção de serotonina
A serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”, pode ser regulada pela ingestão de alimentos como banana, aveia, abacate e chocolate amargo. Esses alimentos ajudam a melhorar o humor e a promover sensação de bem-estar. Incluí-los em pequenas quantidades diariamente pode trazer benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.
+ O péssimo hábito de beliscar: como pequenos petiscos podem sabotar sua alimentação
4. Hidrate-se corretamente
Muitas vezes negligenciada, a hidratação é fundamental para o bom funcionamento de todas as funções do corpo, inclusive do cérebro. A falta de água pode provocar cansaço, dificuldade de concentração e até mesmo alterações de humor. Portanto, garantir a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia é um passo importante para a saúde física e mental.
5. Diminua o consumo de alimentos processados
Alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras ruins e aditivos, não só prejudicam a saúde do corpo, mas também podem impactar negativamente o humor e o bem-estar mental. O consumo excessivo desses produtos está associado a inflamações e desequilíbrios hormonais que afetam diretamente o funcionamento do cérebro. Prefira sempre alimentos in natura e minimamente processados para manter o equilíbrio do corpo e da mente.
Nutrir o corpo e a mente é um processo integrado. Quando investimos em escolhas alimentares conscientes e práticas que cuidam da nossa saúde mental, damos passos em direção a uma vida mais equilibrada e plena. Lembre-se: cuidar de si é um ato de amor próprio que reflete em todos os aspectos da vida.
Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…
As medidas podem ser adotadas em casa e trazer economia no consumo mensal/ Foto: Reprodução/ Freepik A alta temperatura no…
O sol nasceu coberto de nuvens neste sábado (21) em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli/ Tempo Novo A chegada deste…
A praia escolhida para o lançamento da Campanha Praia Limpa foi o Barrote, em Jacaraípe/ Foto: Reprodução/ SEMMA O verão…
A décima edição do Natal Solidário acontece neste sábado (21)/ Divulgação Em contagem regressiva, o Natal chega mais cedo para…
A Câmara da Serra realizou a última sessão ordinária do ano legislativo nesta quarta-feira (18). Os mandatos dos atuais vereadores…