Thiago Albuquerque
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos próximos dias 05 e 06 de novembro e 8,6 milhões de alunos em todo Brasil farão o exame, segundo o Ministério da Educação (MEC). Um dos itens que derruba muita gente é a redação, que tem peso de 20% na nota final do exame. Para se dar bem na redação, professores que atuam em cursos preparatórios na Serra dão dicas e indicam os temas com maior chance de aparecer na prova.
“Mobilidade Urbana, redução da maioridade penal, o aborto como questão de saúde pública, violência urbana, controle de endemias no Brasil, maus tratos de animais, direitos da criança, igualdade de gênero, agropecuária e impactos ambientais são temas em voga e que podem ser explorados, avalia a professora de português, Kesia Ferreira.
Para ela, o estudante só consegue ir bem na redação se compreender a proposta do tema. “Mas para alcançar a nota máxima, que é de mil pontos, é necessário ser capaz explorar argumentos fora da coletânea de forma coerente e citar corretamente as fontes”, acrescenta.
Já o professor especialista em Estudos da Linguagem, Hélio Sandro Patrocínio de Almeida aposta que o tema Indústria e Meio Ambiente cai na prova. “No dia 05 de novembro, primeiro dia da prova, completa um ano da tragédia de Mariana, em Minas Gerais”, explica o professor.
Hélio acrescenta que os temas combate e a prevenção do bullying, obesidade no Brasil, violência, venda de armas de fogo no país, criminalidade e o Marco Civil da Internet também têm grandes chances. “As redações precisam ser construídas com 4 ou 5 parágrafos, não fugir do tema e nem do gênero solicitado. Por exemplo, se o aluno propuser uma solução que fira os direitos humanos ele pode tirar zero. Também não se deve usar o gerúndio é preciso conhecer características do gênero pedido (dissertativo-argumentativo)”, elenca.
Na escola Cedtec, os alunos tiveram até uma mesa redonda com os possíveis temas da redação para chegarem melhor preparados.
“Os alunos estão confiantes. Somos assessorados por um excelente corpo de professores e materiais didáticos”, conta Antônio Marcos Eler Luz, Diretor Administrativo da Cedtec.
Hora de revisar conteúdos e ter calma
Para dois alunos do Projeto Ser de Barcelona, que oferece Pré-Enem gratuito a comunidade, essa é a hora de equilibrar os estudos e o lado emocional., “Estudo todos os dias, foco bastante nas aulas e claro, tento também relaxar para não deixar a cabeça muito pesada na hora da prova”, conta a aluna Gabriella Almeida, de 16 anos.
O estudante Weverton Santos, 17 anos, também considera o equilíbrio emocional tão importante quanto uma boa preparação nos estudos. “Quero fazer a prova tranquilo, analisando as perguntas e as questões com calma para não errar coisas bobas, por distração”, conclui ele.
Para o professor do Projeto Ser, Renato Ribeiro, que atende mais de 550 alunos, agora é momento de revisar conteúdos e focar nas matérias onde se têm mais dificuldade. “O aluno precisa se concentrar agora na resolução dos exercícios de revisão, assistir vídeo aulas na internet para ajudar a fixar os conteúdos onde tem maior dificuldade”, orienta.
Para saber onde fará à prova, o aluno precisa digitar o seu número de inscrição no site do Enem.
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…