O quadro de pré-candidatos a prefeito da Serra está congestionado, mas um nome vem se tornando uma verdadeira incógnita: o do presidente do Sindicato dos Servidores da Serra, Osvaldino Luiz Marinho (PRTB). Ser candidato a prefeito é uma decisão irrevogável por parte de Osvaldino. Entretanto ele tem tido dificuldade para convencer o mercado político de sua pretensão e isso tem resultado resistência na montagem da chapa de vereador.
Manter a pegada
Como líder sindical, Osvaldino já mostrou que tem coragem de enfrentar quem está no poder. Já fez isso com Vidigal e também com Audifax e com muitos dos secretários de ambos. Como candidato a prefeito ele afirma que a pegada será a mesma.
Convocação
Após acionar a Justiça Federal para tentar garantir a conclusão das obras do Trevo de Cidade Pomar, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), diz que vai convocar a bancada capixaba para pressionar os órgãos responsáveis pelas intervenções na BR 101, iniciadas em 2009, que deveriam ter sido entregues em 2013, mas que atualmente estão paralisadas.
Parto ruim
Enquanto isso, deputados federais ouvidos pela coluna alegam que lutam para que o trevo saia do papel. “É um parto ruim de nascer, de acontecer. Já fui com o deputado Manato, pois esta é uma luta dele, na Agência Nacional de Transportes Terrestres para cobrar o andamento das obras. A informação que recebemos é de que seria feita nova licitação. Mas o Governo federal vai empurrar com a barriga”, avaliou o deputado Paulo Foletto (PSB).
Querer não é poder
Já Carlos Manato (SD) disse que desde 2005 luta pelo trevo, quando fez o primeiro protocolo. “Estamos vendo e querendo que a Eco 101 assuma a obra, autorizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com acerto de contas à frente. O que dificulta são desapropriações que precisam ser feitas”, contou o deputado.
Olho no prazo
Prefeitos e pré-candidatos devem ficar atentos ao calendário eleitoral 2016, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que proíbe a participação em solenidades de inauguração de obras e serviços a partir do dia dois de agosto. O calendário limita ainda nomeações e exonerações de cargos comissionados. Nas eleições municipais de 2016 serão escolhidos os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.
Ciclovia do Vidigal
O deputado Sérgio Vidigal (PDT) também abraçou a causa e defende a construção de uma ciclovia interligando os municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. Para isso, apresentou emenda parlamentar ao orçamento da União e garantiu para 2016 R$ 8,5 milhões. Segundo a assessoria do pedetista, o objetivo é construir 40 km de ciclovias, e o custo estimado é de R$ 30 milhões. Resta saber se a intenção do deputado também sairá do papel.