Yuri Scardini
Vandinho Leite (PSDB) já foi vereador pela Serra, deputado estadual mais votado e secretário de Esporte do Estado, na gestão do ex-governador Renato Casagrande (PSB). Nesta entrevista, o tucano fala um pouco dos projetos do partido para a Serra e comenta o cenário eleitoral para outubro.
[TN] Quais são os principais projetos do PSDB para a Serra?
[VANDINHO LEITE] Lançaremos um projeto contendo 45 passos para mudar a Serra. Posso citar os mais importantes, a idealização de um Centro Municipal de Especialidades, dotado de um sistema informacional moderno e eficiente, com as mais diversas especialidades, como clinica médica, pediatria, ginecologia, cardiologia, urologia, endocrinólogo, hepatologia e outros atendimentos, com equipamentos adequados, prover exames médicos com tempo de espera mínimo.
Em relação à Economia…
Outra medida importante que o PSDB quer fazer é reduzir em 40% os cargos comissionados. Queremos criar um novo centro econômico, uma espécie de Civit III, mas rediscutindo o foco com sustentabilidade. O partido quer preparar a cidade para o pós-crise, rediscutindo a atração de investimentos, que hoje é deficitária. Primeiro fomentar quem está na Serra para investir mais, segundo é ir atrás de investimentos nacionais, e o terceiro é o internacional. É possível trazer para a cidade, multinacionais em um novo polo de desenvolvimento.
Mobilidade urbana e educação.
O PSDB pensa em um cicloviário municipal, com quatro eixos. O primeiro saindo de Serra Dourada III para o Terminal Laranjeiras, passando por porto canoa, Barcelona e Norte Sul. O segundo saindo da Serra-sede até o Apart Hospital, isso será possível com a obra do Contorno do Mestre Álvaro, onde a BR-101 será municipalizada. O terceiro pensamos em um cicloviário que ligará Nova Almeida até o terminal de Laranjeiras, passando por Jacaraípe. E por último, ligando o Terminal de Laranjeiras ao Terminal de Carapina e depois ligando os bairros. Já na Educação, queremos criar um sistema integrado, ter uma escola de tempo integral por região.
Como que você enxerga o cenário eleitoral caso o deputado Sérgio Vidigal fique impedido de se candidatar?
Creio que o PDT, não vai confirmar a expulsão dos deputados, e Vidigal deve estar apto às eleições, é minha avaliação. Mas caso esteja errado, é claro que o cenário da cidade muda muito. Ainda é prematuro pensar sobre isso.
Há fortes especulações que te colocam na condição de vice da chapa majoritária do PDT encabeçada por Vidigal, o que tem a dizer sobre o assunto?
Conseguiram difundir a inverdade que sou vice de Vidigal na cidade toda. O PSDB está forte em nossa candidatura própria, respeito a todas as outras, mas nosso objetivo é discutir uma Nova Serra. O partido trabalha para ir ao segundo turno e ganhar a eleições.
Como você acha que o Governador Hartung irá se posicionar nas eleições na Serra?
Os movimentos do Governador são sempre difíceis de ser avaliados. O perfil dele é de tentar criar uma harmonia com os candidatos dos municípios da Grande Vitória. Mas como eu disse, ele é sempre imprevisível.
Dá para adiantar possíveis nomes para a vice na chapa tucana?
Estamos em dúvida, mas uma única coisa é certa, o nome virá do setor produtivo e que conheça a cidade.
Qual expectativa do partido para a eleição de vereador?
Acredito que temos uma das chapas mais competitivas, dois nomes o partido já dá como certo, e vamos brigar por um terceiro.