Nesta terça-feira (09) o governo federal vai apresentar o plano de concessões de aeroportos, portos e rodovias. Para o ES, a expectativa fica por conta da duplicação da BR 262, ampliação do Porto de Barra do Riacho e a construção da ferrovia EF 118, que ligará a Grande Vitória, incluindo a Serra, ao Rio de Janeiro pelo litoral.
De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do ES, o governador Paulo Hartung (PMDB) estará presente e o pacotão deve ser anunciado pela presidente Dilma Roussef (PT).
No avento também deve ser apresentada a data para a 1ª Audiência Pública da nova ferrovia, que deverá ter cerca de 700 km. Quanto à BR 262, a intenção da União é repassá-la, em forma de concessão, à iniciativa privada. Tal como foi feito com o trecho capixaba da BR 101.
A esperança é de que a medida possa garantir a duplicação da estrada que corta as montanhas e liga o litoral capixaba à Minas Gerais e região Centro- Oeste.
Quanto ao Portocel, a expectativa é reduzir a área pública para viabilizar a expansão do terminal privado e a implantação de mais um porto no local (Imetame). As informações são da assessoria de imprensa do Governo do Estado.