Na tarde da terça-feira (30), a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olinda Rosa Silva, em Nova Carapina I, foi agredida pela mãe de um aluno no horário de saída do turno da tarde.
Segundo um funcionário da escola, que não quis se identificar, a agressão começou antes da chegada da mãe. “O filho dela havia caído da cadeira durante a aula de artes porque estava sonolento e a pedagoga ligou para avisar a mãe do que tinha acontecido, mas que estava tudo bem. A mãe começou a xingá-la no telefone e desligou na cara dela. Depois, a mãe apareceu xingando e dizendo que iria pegar a professora. Na saída, partiu para cima da diretora”, relata.
Um pai de aluno que presenciou a cena, mas também não quis se identificar, conta sobre a agressão. “A diretora estava no portão para entregar os alunos, como faz todos os dias, e a mulher partiu para cima dela por trás, deu uma gravata e jogou ela no chão. Eu e outros pais separamos e chamamos a polícia, mas a mãe já tinha ido embora quando a viatura chegou”, conta o pai.
A diretora, Anna Paula Silva Santiago, fez boletim de ocorrência e corpo de delito e, em um desabafo a colegas de trabalho num grupo de WhatsApp, deu a sua versão dos fatos. “Um aluno dormiu na aula de arte e caiu da cadeira. Fez apenas um galo na cabeça. Colocamos gelo e ligamos para a família, mas a mãe disse desacatos e palavras de baixo calão à pedagoga e desligou o telefone na cara dela. Chegou no CMEI igual um cavalo, passou por cima de nós, desacatou gritou, não queria ouvir. E a criança estava bem. Quando estava abrindo o portão para a saída dos alunos, ela me deu um golpe por trás, me enforcou, rasgou minha roupa e me jogou no chão. Tive que fazer Boletim de Ocorrência e corpo de delito e estou cheia de hematomas e dores”, desabafa.
A pedagoga da escola informou que na manhã de hoje (31), alunos e pais fizeram uma passeata nas ruas do bairro contra violência na escola e que nesta tarde haverá outra.
A assessoria da Secretaria de Educação da Serra (Sedu) disse que lamenta o ocorrido e que pedagogos da Sedu estão na creche apurando os fatos e tomando as providências cabíveis. Disse ainda que a previsão é que as aulas voltem ao normal nesta quinta-feira.