Vem da periferia um dos projetos finalistas do prêmio nacional Educador Nota 10. O projeto ‘Gestando Sonhos, Alcançando Metas!’, elaborado na EEEFM Jones José do Nascimento, de Central Carapina, na Serra, é o único do Espírito Santo entre os 50 escolhidos para concorrerem ao prêmio. E nesta quarta-feira (17) sai a lista dos 10 vencedores.
A idealizadora do projeto é a diretora Juliana Rohsner Vianna, de 35 anos. “Em 2016, quando assumi a direção, a escola era considerada a mais violenta do estado. Tínhamos muitos atos infracionais, e conseguimos, por meio de um trabalho coletivo transformar essa realidade. Reformamos a escola, criamos com os alunos um novo regimento escolar, reduzimos as ocorrências e melhoramos os resultados de aprendizagem”, enumera Juliana, que também é pedagoga.
A diretora explica que, nesse processo de transformação por qual passou a escola, também foram fortalecidos os espaços democráticos para um maior envolvimento dos alunos na gestão escolar, como o grêmio estudantil e o conselho escolar. Mas para que esse trabalho desse resultado de fato, foi preciso a união de toda a comunidade escolar envolvida num trabalho colaborativo.
“Um gestor, sozinho, não faz nada. Tenho muito apoio de todos os professores, pedagogos, coordenadores, equipe da limpeza, da merenda, a secretaria escolar. Cada um contribuiu muito para esse sucesso. Mesmo aqueles profissionais que já saíram da escola – porque eram DTs ou se aposentaram -, todos foram importantes”, destaca a diretora.
O ‘Novo Jones’, então – como passou a ser chamada a escola após a iniciativa -, deixou para trás uma realidade de vandalismo, pichações, evasão e violência e se uniu à comunidade e às famílias em busca de novos rumos para uma educação mais humana e de qualidade. “O nosso maior sucesso é ter conseguido mudar a realidade dos nossos alunos. Hoje, eles gostam de estudar no Jones”, comemora Juliana.
No início de 2016, uma pesquisa feita com 416 alunos revelou que o sentimento negativo era de 34%, e o positivo era de apenas 20%. Percepção que mudou radicalmente com o projeto: 89% dos alunos passaram a cultivar um sentimento positivo em relação ao ‘Novo Jones’.
Os resultados na aprendizagem não demoraram em aparecer. Destaque para o bom desempenho dos estudantes da Jones José do Nascimento nas avaliações externas.
Dos 28,6% de alunos abaixo do conhecimento básico em Língua Portuguesa em 2017, ficaram apenas 3,4% em 2018. Já os proficientes passaram de 7,1% para 31%. Em Matemática, 50% tinham resultados abaixo do básico em 2017. No ano seguinte, esse número caiu para menos de 14%.
E se o trabalho mostra êxito, o reconhecimento é inevitável. Em 2017, a escola de Central Carapina ficou em 2º lugar do Brasil no Prêmio Gestão Escolar, sendo eleita a única representante da Região Sudeste. Também foram quatro prêmios estaduais desde 2016, quando o projeto foi implantado. Destaque para o Prêmio Estadual SEDU Boas Práticas na Educação, no qual o ‘Novo Jones’ conquistou o 1º lugar na categoria Gestão Administrativa.
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