Serra, 20 de Fevereiro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 19 de Janeiro de 2018 às 9:08

Diretora-presidente do Iema é exonerada  


Andrea Carvalho ficou 1,5 ano à frente do Iema e antes havia comandado o Meio Ambiente da Serra na gestão anterior do prefeito Audifax Barcelos (Rede). Foto: Divulgação

Bruno Lyra

Foi exonerada na última quinta feira (18) a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Andrea Carvalho. A demissão foi assinada pelo secretário de Meio Ambiente do ES, Aladim Cerqueira.

Andrea, que é advogada, ficou à frente do órgão cerca de 1,5 ano. Antes disso, havia comandado a secretaria de Meio Ambiente da Serra, de onde saiu justamente para assumir o Iema.  Junto com ela foram exonerados também o diretor técnico, Décio Nora Ribeiro, e a assessora jurídica, Alessandra Palmeira Nepomuceno.

As exonerações ocorrem após o deputado Euclério Sampaio (PDT) acusar a existência de supostas fraudes no sistema de licenciamento online recentemente implantado no órgão, o Conecta.

Contrariada com a exoneração, Andrea negou que tenha participado de qualquer irregularidade. Disse inclusive que não foi a responsável pela implantação do sistema. “O Iema não é um órgão para dar jeitinho, mas uma instituição que se compromete em harmonizar preservação ambiental, qualidade de vida e desenvolvimento do estado”, afirmou.

A ex-presidente do Iema disse que quem irá assumir o cargo é Jader Mutzig, ex-secretário de Meio Ambiente de Aracruz e Vila Velha e considerado homem próximo a Aladim.  

Em dezembro, Andrea desmentiu uma afirmação da Vale de que o descarte de resíduos que a mineradora fez em Praia Mole durante as chuvas que caíram naquele mês era uma operação autorizada pelo Iema. A empresa acabou multada em R$ 1,62 milhão, mas se nega a pagar e está recorrendo.  

A reportagem entrou em contato com a assessoria do secretário estadual de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira. Mas até o fechamento desta edição ele não comentou a exoneração nem as declarações de Andrea.  

 

 

 




O que você acha ?

Você é a favor do auxílio moradia para juízes?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por