Categories: Política

Disputa na Fams pode terminar em acordo entre as chapas

Jean Cassiano foi candidato a presidente pela Chapa 2. É um dos cotados para assumir um espaço no primeiro escalão do prefeito Audifax Barcelos (Rede). Foto: Arquivo TN

Conceição Nascimento

Fruto de muita discórdia entre aliados do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e do ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), o imbróglio da eleição da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), pode ser resolvido nas próximas semanas.

Isso porque nesta sexta-feira (9), às 19h está marcada uma reunião entre o Colegiado da Fams no sentido de chegar a um acordo entre as duas chapas que empataram na eleição de abril deste ano. Segundo informações de dentro da Fams, o caminho deve ser formar uma chapa única dividida entre os dois grupos.

Desde o dia 16 de abril, as duas chapas, compostas por membros ligados a Vidigal e a Audifax, batem cabeça sobre o critério de desempate, e de lá para cá o caso foi parar na Justiça. A Fams é muito cobiçada por políticos, pois a entidade faz a interlocução com 126 associações de moradores e participa das decisões que versam sobre o orçamento participativo.

Sobre a formação de uma chapa de consenso, o atual presidente da entidade, Jacinto Sezine, explicou. “O que está sendo direcionado é que, aquele que indicar a cabeça de Chapa ficará com uma cadeira a menos na Executiva, um total de oito. O que ficar com a vice, com um nome a mais, sendo nove. A terceira chapa que disputou, Chapa 1, terá quatro assentos na diretoria. Feito esse acordo, a ata será registrada e notificaremos a Justiça sobre a nossa decisão, pedindo o fim da batalha judicial”, disse.

A chapa 2 tem Jean Cassiano e Deborah Alves como presidente e vice, respectivamente, e a Chapa 3 tem Edmar Souza como presidente e Marilene Almeida como vice.

Transferência da UTIN do Dório Silva

Um fator que pode ajudar nesta aproximação entre as chapas rivais é a mobilização social para tentar impedir a transferência do UTI Neonatal do Dório Silva para Vila Velha, conforme propõe o Governo do Estado. Sobre isso, Jacinto Sezine diz acreditar que este fator da transferência da UTIN pode aproximar antigos desafetos. “A luta pela UTIN na Serra está aproximando desafetos da Federação. Vai unir os grupos populares e partidos, preocupados com o que deve acontecer nos próximos vinte anos, com os recursos congelados, conforme o Governo federal quer”, disse.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

6 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

13 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

14 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

14 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

15 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

15 horas atrás