Categories: Política

Disputa pela Prefeitura tem várias terceiras vias

Por Conceição Nascimento

Se as eleições municipais fossem realizadas hoje, a Serra teria oito candidatos a prefeito. Após a última disputa, ocorrida em 2012, concentrada em dois atores, Sérgio Vidigal (PDT), então prefeito que buscava a reeleição, e Audifax Barcelos (PSB), eleito prefeito, os 289.844 eleitores serranos agora podem ter um leque maior de nomes para escolher ao posto mais cobiçado no município, o de chefe do Executivo. Em comum no discurso de todos é o fato de se colocarem como “a terceira via na Serra”.

Nas próximas eleições serão eleitos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O calendário eleitoral estabelece outubro de 2016 como limite para filiação e troca de partido aos pré-candidatos, mas existe ainda a possibilidade da “janela da infidelidade” para os atuais mandatários, prazo de 30 dias para que pré-candidatos possam trocar de partido sem a possibilidade de serem enquadrados por infidelidade partidária.

Na corrida pela prefeitura da Serra são colocados como pré-candidatos o atual prefeito Audifax Barcelos (PSB), o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT); Vandinho Leite (PSB mas que deve seguir para o PSDB); Givaldo Vieira e Roberto Carlos (ambos PT); o professor universitário Renato Andrade (SD); a presidente da Câmara da Serra, Neidia Maura (em filiação ao PSD) e o dirigente sindical Oswaldino Marinho (PRTB). É o caso de Vandinho Leite. “Pretendo me colocar como a alternativa de mudança desse projeto que tem quase 20 anos na Serra”, disse.

O presidente estadual do PSB, deputado estadual Bruno Lamas, disse que a agremiação trabalha no sentido de reeleger o prefeito Audifax Barcelos. “Reafirmamos a sua permanência no partido, já que conseguiu organizar a máquina pública. O PSB tem conversado com outras legendas, como PV, PP, PTN, PTC, PPS e outras”, disse.

Já a direção do PT tem pela frente o desafio de escolher entre dois nomes quem será o seu representante na corrida de 2016. “Caminhamos para um consenso entre ambos os pré-candidatos, que viram grandes desafios na Serra, o que não dá pra caminhar dividido. Vamos unificar o partido em torno de um projeto e, um pouco mais à frente, em torno de um nome”, disse Lanes.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás