A divergência sobre a retomada das aulas na rede municipal pode ter sido o estopim para a saída do titular da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), Gelson Junquilho. Ele surpreendeu o mercado político e profissionais de educação ao divulgar uma carta, em tom de despedida, endereçada aos diretores da rede [confira o texto completo ao final da matéria].
Circulam nos bastidores políticos que o então secretário não concordava com o retorno das aulas presenciais na cidade, embora o mesmo recentemente tivesse assinado uma nota à imprensa pontuando as diretrizes para a volta dos estudantes às escolas municipais, como distanciamento, regras de higiene e outras. O anúncio gerou descontentamento entre pais de alunos e professores, que discordam da iniciativa.
A saída de Junquilho ecoou na Câmara da Serra, quando vereadores mencionaram a sua exoneração.
A reportagem solicitou informações à Prefeitura da Serra, que confirmou a saída de Junquilho da Sedu, mas não informou quem será o seu sucessor.
Confira a carta aos diretores:
Caras(os) Diretoras(es),
Espero que todas estejam bem. No início de 2019 fui convidado pelo Prefeito da Serra para retornar à Secretaria de Educação. Fiquei muito honrado com o novo convite e, considerando a minha aposentadoria na Ufes, aceitei esse desafio. Montamos uma bela equipe e vínhamos gerenciando a Sedu/Serra com muitos planos e esperanças, com muitos sonhos e muita vontade de continuar avançando na luta pela educação serrana.
Mas, tudo mudou com a pandemia do novo coronavírus. Venho, desde meados de março, com a suspensão das aulas, atuando na gestão da Sedu em teletrabalho, devido a estar em grupo de risco não só pela idade, mas também por comorbidades. Lutei muito junto com a equipe do Órgão Central e com o apoio de todo o conjunto de diretoras(es). Infelizmente, não dá mais para continuar assim, gerindo de forma remota. Por isso, pedi ao nosso Prefeito que me liberasse do cargo de Secretário. Quem assume a Sedu, a partir de agora, a convite do Prefeito, é a nossa Subsecretária de Gestão e Recursos Humanos, professora e conhecida de todas(os), Munira Masruha Bortolini. Sei da sua competência e que vai realizar um excelente trabalho como Secretária de Educação até dezembro/2020.
Quero agradecer a todas(os) pelo apoio que me dispensaram desde fevereiro do ano passado Jamais vou esquecer o carinho com o qual fui recebido e a confiança que depositaram em meu (junto com minha equipe) trabalho até agora. Não se trata de uma despedida, mas de um até breve. A gente se vê por aí. Desejo sucesso à Munira e a sua equipe, bem como a todas(os) vocês no trabalho cotidiano nesses terríveis tempos de pandemia. Vamos vencer!
Em particular, vou vencer os meus desafios para melhor conviver nessa pandemia. Reafirmo que minha saída é de ordem estritamente pessoal. Saio de cabeça erguida, grato ao nosso Prefeito, à equipe de Secretários(as) e a todos funcionários da Prefeitura da Serra, bem como, em especial, às comunidades escolares da nossa rede de ensino público. Muito obrigado!
Um afetuoso abraço e um beijo no coração de todas(os).
Prof. Gelson Silva Junquilho