Serra, 22 de outubro de 2017

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 20 de abril de 2017 às 11:08

Divisa entre Vitória e Serra terá reserva ambiental


A proposta é abranger a mata que fica no loteamento Santa Terezinha em Jardim Camburí, o Parque Fazendinha e a floresta de alagados (mata paludosa) se localizada entre o terreno do aeroporto e o bairro Eurico Salles na Serra (nos fundos do shopping Mestre Álvaro). Foto: Reprodução Internet Aero Junior Gracielo

Uma área verde formada por mata Atlântica em área alagada entre o bairro Jardim Camburí e a Reta do Aeroporto em Vitória pode virar Refúgio da Vida Silvestre (Revis), um tipo de reserva ambiental que impede qualquer construção no local.

Para isto, a prefeitura da capital fará uma consulta pública no próximo dia 05 de maio, às 19h na escola Euzira Viváqua em Jardim Camburí. Segundo o Gerente de Pesquisas e Monitoramento de Ecossistemas, Marco Bravo, a proposta é abranger a mata que fica no loteamento Santa Terezinha em Jardim Camburí, o Parque Fazendinha e a floresta de alagados (mata paludosa) se localizada entre o terreno do aeroporto e o bairro Eurico Salles na Serra (nos fundos do shopping Mestre Álvaro).

“Essa é a intenção inicial, mas podem haver mudanças a partir da consulta pública. A intenção é publicar o decreto da criação dessa nova unidade de conservação até  o final de junho. A mata paludosa, serve como filtro para recarga do lençol freático, além de abrigar espécies de aves, anfíbios, répteis e até alguns mamíferos pequenos”, explica Marco.

Marco não soube precisar o tamanho dessa nova reserva. Mas disse que Vitória também pretende criar outra, a Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas. “Serão 25, 5 mil hectares, em sua maioria no mar, abrangendo desde a Capitania do Portos na Enseada do Suá até as proximidades do porto de Tubarão no final da Praia de Camburí, incluindo as faixas de praia.

Como esta será uma Apa, as atividades humanas – muito intensas no trecho – continuarão. Segundo Marco não afetará as atividades de Vale e Arcelor. “Queremos chamar a atenção para preservação daquelas águas, principalmente para apertar o cerco contra a poluição por esgoto e a pesca com rede de arrasto”, explica.

A consulta pública sobre a Apa será no dia 08 de maio, às 19h, no Iate Clube. A intenção é que a reserva seja instituída ainda este ano.   

     




O que você acha ?

Você é a favor do fim da estabilidade para servidor público efetivo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por