Há histórias de sucesso que surgem a partir da combinação entre empenho, dedicação e paixão pelo que se faz. O caso de João, mineiro, é um exemplo inspirador desse triunfo. Sua trajetória começou no interior de Minas Gerais, passou pela Itália, onde foi morar aos 18 anos, e culminou em um bar na Serra, em Jacaraípe, onde a sua criação gastronômica, o Angu Vulcão, conquistou o paladar dos capixabas e turistas que frequentam o Bar do Mineiro, ao primeiro lugar do Roda de Boteco 2023. A delícia chegou a ser preparada mais de 100 vezes num único dia.
Para além do Angu Vulcão, o Bar do Mineiro, que fica ao lado do Supermercado Extrabom, também se tornou conhecido por outras delícias, como os escondidinhos de camarão, carne seca e costela desfiada, todos com um toque especial e autêntico do ‘mineiroxaba’. Além disso, a ampla variedade de caipirinhas, cervejas, caipivodka e caipmorango se tornaram favoritas entre os clientes.
O empreendedor também surpreendeu os frequentadores com o “Cachaçômetro”, uma criação sua, onde tonéis de cachaça estão conectados diretamente ao balcão, proporcionando uma experiência única e marcante aos apreciadores da bebida.
Para João, o bar e o Angu Vulcão vão muito além de uma empreitada comercial, são a materialização de sua paixão e dedicação. E assim, com o toque de um mineiro na Itália e o sabor inconfundível do Angu Vulcão, João reafirma que o sucesso pode surgir de onde menos se espera, bastando o ingrediente essencial: amor pelo que se faz.
‘Angu Vulcão’
O Angu Vulcão, prato que hoje é a marca registrada do Bar do Mineiro, teve sua origem no próprio estabelecimento em sua versão anterior. Há oito anos, João decidiu vender esse prato, já acreditando no seu potencial único.
A criação do prato foi fruto da própria experiência culinária de João, que, à época do bar antigo, assumia a cozinha sem contar com a ajuda de uma cozinheira. A receita era sua, e ele sempre buscou manter o tempero autêntico que dava certo e conquistava os paladares.
A história por trás do Angu Vulcão remonta ao jeito desajeitado e brincalhão de João, que se autodefine como “meio estabanado”. “Este prato surgiu de maneira meio acidental. Ao fazer o teste para preparar o angu à mineira, exagerei nos ingredientes, fazendo com que o prato transbordasse do recipiente. Porém, ao notar a aparência do prato, percebi que o resultado não foi desastroso assim”, contou rindo João.
De acordo com ele, o amarelo do angu entornado junto com o vermelho da carne criava uma semelhança com um vulcão em erupção, o que o fez sorrir e, assim, batizar a iguaria com o nome de Angu Vulcão. “A partir desse momento, o prato foi aprimorado e evoluiu, conquistando tanto o paladar dos clientes como o título no Roda de Buteco 2023, tornando-se uma referência culinária do estabelecimento. Ficamos muito felizes e surpresos com este resultado, já que foi a nossa primeira participação na competição”.
Serviço:
Bar do Mineiro:
Endereço: Av. Abido Saad, 262 – Jacaraípe, Serra
Funcionamento: 08:30 às 22:00
Segunda à sábado
+ Da Serra, Bar do Mineiro é o grande campeão do Roda de Boteco 2023