A disputa política em Pitanga pode estar prejudicando moradores da rua Geraldo Ribeiro. É que eles conseguiram a doação de manilhas de uma mineradora que atua na região para substituir o encanamento de esgoto da rua que, segundo esses moradores, entope com frequência.
Um deles, Alvino Nascimento, diz que as manilhas já estão no local há um mês. Ele relata que a comunidade pediu a Secretaria de Obras (Seob) que executasse o serviço, o que teria sido acatado pelo órgão.
Alvino acusa um vereador que mora no bairro teria intercedido junto à Seob para o serviço não acontecer. “O pessoal da Seob disse que o vereador Davi Duarte(PDT) e o presidente da comunidade, Zica, chegaram lá e falaram para não mandar o pessoal para o bairro.
Outros dois moradores da rua, José Ricardo Bins e Otávio Belmiro dizem estar indignados com a situação e relataram prejuízos com o entupimento do esgoto, que atualmente flui por uma tubulação de 100 milímetros e cai, sem tratamento, num córrego que passa no bairro.
Outro lado
O presidente da Associação de Moradores, Luiz ‘Zica’ Ribeiro, negou que tenha pedido à Seob para não fazer o serviço e acusa o morador Alcides Nunes, que teria articulado a doação das manilhas junto a mineradora, de fazer uso político do fato.
“Reconheço que existe o problema da rua, já existe emenda de R$ 240 mil do vereador Davi Duarte para a construção de uma galeria no local. Isso está previsto para o ano que vem, será uma obra organizada, não essa bagunça que querem fazer”, defende.
Zica também lembrou que a Associação de Moradores não aceita doações da mineradora, pois defende o encerramento da atividade de extração de granito no Mestre Álvaro, que segundo ele prejudica a saúde e a casa dos moradores há décadas, além de degradar o meio ambiente.
Improviso
O vereador Davi Duarte(PDT) confirmou a emenda e disse reconhecer o problema do esgoto na rua. “Já existe projeto da prefeitura para implantação de manilhas. O que não dá pra fazer é esse improviso como querem, ainda mais usando doação de uma empresa que a comunidade quer ver longe daqui”, argumenta.