Categories: Notícias

Doadores de sangue da Serra estão isentos de pagar taxa de inscrição em concursos públicos

Está em vigor na Serra a Lei 5.985/2024, que isenta da taxa de inscrição para concursos públicos municipais e processos seletivos aos candidatos doadores de sangue fidelizados, candidatos hipossuficientes participantes de programas sociais (CadÚnico) do Governo Federal e doadores de medula óssea.

A iniciativa é de autoria do vereador Saulinho da Academia (PDT). O texto determina a isenção do pagamento da taxa de inscrição para concursos públicos e processos seletivos realizados pela administração direta, indireta, autárquica e fundacional e pelo Poder Legislativo da Serra para o candidato que preencha alguns requisitos.

As exigências para isenção da taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos incluem os candidatos que se enquadrem em uma ou mais das seguintes categorias: doadores de sangue fidelizados, candidatos hipossuficientes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e doadores de medula óssea.

Para garantir o benefício, os órgãos e entidades da administração pública municipal ficam obrigados a incluir a isenção prevista nesta Lei nos editais de concursos públicos e processos seletivos.

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e autor da Lei. Crédito: divulgação.

Já o candidato doador de sangue fidelizado deverá comprovar a doação de, no mínimo, duas vezes ao ano, durante o período de 2 (dois) anos imediatamente anteriores à publicação do edital do certame.
Além disso, para obtenção do benefício, somente será aceita a doação de sangue em órgão oficial ou a entidade credenciada pela União, Estado ou Município.

Informação falsa:

Segundo a Lei, candidato que prestar informação falsa estará sujeito ao cancelamento da inscrição e exclusão do certame; exclusão da lista de aprovados; declaração de nulidade do ato de nomeação.
Os benefícios previstos na Lei serão concedidos mesmo quando a realização do concurso ou processo seletivo for terceirizada.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Pelo bem das duas cidades, a muralha institucional entre Serra e Vitória precisa ser superada

Não é de hoje que as cidades da Serra e de Vitória não conseguem criar uma conexão institucional capaz de…

13 horas atrás

Maior arraiá da Serra terá show com Silfarley e outras 10 bandas em Vila Nova

O Arraiá da Vila, um dos maiores do Espírito Santo, que acontece há cinco anos no bairro Vila Nova de…

14 horas atrás

Agora é lei! Arraiá de Planalto Serrano é incluso no calendário de eventos oficial da Serra

Agora é lei. O tradicional Arraiá de Planalto Serrano faz parte do calendário oficial de eventos do município da Serra.…

16 horas atrás

Polícia prende chefão do tráfico e 4 bandidos que mataram homem a pauladas na Serra

A Polícia Civil, através da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, prendeu cinco bandidos suspeitos…

16 horas atrás

Distribuidora abre novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade na Serra

O GrupoSC, referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As oportunidades…

17 horas atrás

Shopping oferece programação divertida e gratuita nas férias de julho para criançada

A partir da segunda quinzena deste mês, as escolas entram no recesso para descansar e curtir as férias de julho.…

17 horas atrás