Categories: Divirta-se na Serra

Documentário conta história de imigração no ES

A antiga hidrovia do Santa Maria, que passava pela região do Queimado, na Serra, é retratada na obra. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história dos imigrantes europeus que colonizaram o Estado, o documentário Porto do Cachoeiro está disponível gratuitamente na internet. A produção é uma parceria do diretor Fernando Pratti, com fotografia e edição do serrano Benevides Correia. O documentário foi lançado ano passado e disponibilizado no vimeo há cerca de um mês.

O documentário apresenta encenações inspiradas na época, além do depoimento de descendentes dos primeiros moradores da região. Até o momento, o vídeo de cerca de 56 minutos, conta com mais de mil visualizações.

Esta é primeira parte do documentário, que terá três episódios para narrar toda a história da imigração de nove etnias de imigrantes europeus que desbravaram o interior do Espírito Santo, hoje conhecido como as três santas: Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

Da Serra, a obra vai mostrar a navegação no rio Santa Maria da Vitória na região do sítio histórico de São José do Queimado, que antigamente era o único caminho que ligava a capital ao interior do Estado.

“A ideia inicial era fazer um documentário, mas quando fomos a campo filmar descobrimos tantas riquezas sobre as histórias desses lugares que optamos por criar uma série”, conta Fernando Pratti, diretor do filme.

Este primeiro episódio, disponível na internet, tem uma encenação contando a história desde a chegada dos primeiros imigrantes – 113 suiços e 36 alemães – no Porto de Vitória, em 1857, até seu destino final, o Porto do Cachoeiro, em Santa Leopoldina.

As gravações foram feitas nos manguezais serranos, próximo a Queimado, pois o trajeto segue da foz do Santa Maria da Vitória pela hidrovia do rio até chegar em Santa Leopoldina. Serão mostradas as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes para atingir a região do interior do Estado e como esses imigrantes conseguiram transformar Santa Leopoldina em uma das regiões mais prósperas da época.

O próximo episódio, que está em busca de captação de recursos, vai abordar a história dos Pomeranos que colonizaram a cidade de Santa Maria de Jetibá.

Confira o primeiro episódio desta saga em https://vimeo.com/190554121.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

6 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

6 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

7 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

7 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

8 horas atrás

Noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta (22)

Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…

13 horas atrás