smobile
[secondary_title]

Doença crônica do aeroporto

- PUBLICIDADE-

É consenso entre grande parte dos pilotos de avião que o aeroporto de Vitória está entre os mais difíceis e perigosos de se operar. Além dos problemas estruturais que geram desconforto para os passageiros e profissionais do setor, há outros imbróglios enfrentados na perspectiva do piloto que são ainda mais sérios e que podem pôr em risco a vida humana.

Pra começar a pista é curta, com 1.750 metros de extensão. É a terceira menor entre os principais aeroportos comerciais do Brasil. Essa limitação impede a expansão estruturante de todo o aeroporto, pois não atende aeronaves de grande porte que conseguem carregar de 350 a 400 passageiros, pois não teriam condições de pousar nem decolar em uma pista como a de Vitória. Até mesmo para aviões ditos comuns, como um 737, não há tanta margem de segurança, ficando bem perto do limite.

Outro problema relativo à pista é o taxiway, que na prática serve como uma área de manobras para que as aeronaves possam acessar a pista de decolagem e o pátio de estacionamento. Isto permite que os aviões saiam rápido da pista de pouso e decolagem, abrindo espaço para outra aeronave pousar, dando fluidez às operações.

Em Vitória os números de taxiway’s são insuficientes, o que causa atrasos, pois corriqueiramente os aviões têm de fazer a manobra na própria pista enquanto as outras aeronaves têm de esperar, tornando as operações inflexíveis. Por esse motivo o capixaba fica um bom tempo dentro do avião esperando autorização para decolar.

Mestre Álvaro e Convento da Penha

Tamanho de pista e ausência de taxiway são duas coisa que ainda têm jeito. Mas os grandes gargalos que podem inviabilizar a expansão do aeroporto de Vitória são dois: Mestre Álvaro e Convento da Penha. Estes não tem como sair de onde estão.

São ‘obstáculos’ muito grandes, que estão na rota de pouso e decolagem.

Além deles há outros 2.054 obstáculos que violam toda a área da zona de proteção de aeródromo (campo de aviação) listados pelo Decea – Departamento de Controle do Espaço Aéreo.  Dentre eles prédios, placas de publicidade, morros, torres de alta tensão, antena.

Mestre Álvaro e o Convento da Penha impõem para o piloto situações de muita atenção, e diminuem muito a margem de erro, uma vez que o avião voa muito próximo deles. Numa eventual necessidade de arremeter, a chance de sucesso é duvidosa.

Este arranjo de problemas faz do aeroporto de Vitória um grande desafio para o ES. Um acidente não acontece por conta de um erro, mas de uma sucessão de erros. Numa conjuntura onde a pista é curta e limitada, com obstáculos de voo e grande inclinação para pouso, são reais as possibilidades de tragédia, caso o piloto enfrente pane no motor e condições climáticas ruins.

Neste cenário o avião pode não ter inclinação suficiente para desviar de tais obstáculos.  Por isso o ideal é que o Aeroporto de Vitória seja usado só por helicópteros e aeronaves de pequeno porte. Que se faça outro aeroporto melhor gabaritado em outro local. Até porque o desenvolvimento econômico do estado está condicionado a isto.

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

Um ônibus se chocou contra uma árvore na tarde deste sábado (22) na estrada de Putiri, na Serra, deixando 22 pessoas feridas. De acordo...

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

Uma jovem motociclista de 24 anos morreu em um acidente de trânsito ocorrido neste domingo (23) na Rodovia Norte Sul, na altura de Carapina....

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

Na noite de quinta-feira (20), a equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) resgatou duas aves silvestres presas em...

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é oriundo de projeto social...

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou a ex-mulher e filha...

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado (22) marca o último final de semana do mês. Confira a previsão do tempo...

Presidente da Câmara vai a Brasília em busca de avanço na acessibilidade da Serra

O presidente da Câmara Municipal da Serra, vereador Saulinho (PDT), esteve em Brasília para um encontro com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa...

Arena de Verão Serra 2025: confira programação para este fim de semana

O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana de muita diversão e...

Edital seleciona projetos de educação e prevenção sobre drogas no ES

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (Sesd) e da Rede Abraço, lançou o...
...