[secondary_title]

Doença crônica do aeroporto

- PUBLICIDADE-

É consenso entre grande parte dos pilotos de avião que o aeroporto de Vitória está entre os mais difíceis e perigosos de se operar. Além dos problemas estruturais que geram desconforto para os passageiros e profissionais do setor, há outros imbróglios enfrentados na perspectiva do piloto que são ainda mais sérios e que podem pôr em risco a vida humana.

Pra começar a pista é curta, com 1.750 metros de extensão. É a terceira menor entre os principais aeroportos comerciais do Brasil. Essa limitação impede a expansão estruturante de todo o aeroporto, pois não atende aeronaves de grande porte que conseguem carregar de 350 a 400 passageiros, pois não teriam condições de pousar nem decolar em uma pista como a de Vitória. Até mesmo para aviões ditos comuns, como um 737, não há tanta margem de segurança, ficando bem perto do limite.

Outro problema relativo à pista é o taxiway, que na prática serve como uma área de manobras para que as aeronaves possam acessar a pista de decolagem e o pátio de estacionamento. Isto permite que os aviões saiam rápido da pista de pouso e decolagem, abrindo espaço para outra aeronave pousar, dando fluidez às operações.

Em Vitória os números de taxiway’s são insuficientes, o que causa atrasos, pois corriqueiramente os aviões têm de fazer a manobra na própria pista enquanto as outras aeronaves têm de esperar, tornando as operações inflexíveis. Por esse motivo o capixaba fica um bom tempo dentro do avião esperando autorização para decolar.

Mestre Álvaro e Convento da Penha

Tamanho de pista e ausência de taxiway são duas coisa que ainda têm jeito. Mas os grandes gargalos que podem inviabilizar a expansão do aeroporto de Vitória são dois: Mestre Álvaro e Convento da Penha. Estes não tem como sair de onde estão.

São ‘obstáculos’ muito grandes, que estão na rota de pouso e decolagem.

Além deles há outros 2.054 obstáculos que violam toda a área da zona de proteção de aeródromo (campo de aviação) listados pelo Decea – Departamento de Controle do Espaço Aéreo.  Dentre eles prédios, placas de publicidade, morros, torres de alta tensão, antena.

Mestre Álvaro e o Convento da Penha impõem para o piloto situações de muita atenção, e diminuem muito a margem de erro, uma vez que o avião voa muito próximo deles. Numa eventual necessidade de arremeter, a chance de sucesso é duvidosa.

Este arranjo de problemas faz do aeroporto de Vitória um grande desafio para o ES. Um acidente não acontece por conta de um erro, mas de uma sucessão de erros. Numa conjuntura onde a pista é curta e limitada, com obstáculos de voo e grande inclinação para pouso, são reais as possibilidades de tragédia, caso o piloto enfrente pane no motor e condições climáticas ruins.

Neste cenário o avião pode não ter inclinação suficiente para desviar de tais obstáculos.  Por isso o ideal é que o Aeroporto de Vitória seja usado só por helicópteros e aeronaves de pequeno porte. Que se faça outro aeroporto melhor gabaritado em outro local. Até porque o desenvolvimento econômico do estado está condicionado a isto.

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Um engavetamento envolvendo três ônibus da linha Transcol deixou 17 pessoas feridas na tarde desta sexta-feira (22). O caso aconteceu na Avenida Norte Sul,...

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

As duas últimas etapas do Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontecem neste fim de semana no Barródromo de Aracruz no norte do Estado....

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) para a gestão do triênio 2025/2027....

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou na manhã desta sexta-feira (22) um mutirão de doação de sangue. A ação contou com a participação...

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

Hudson Batista Diniz, que foi encontrado baleado próximo a uma distribuidora de bebidas em José de Anchieta, na Serra, teve a morte cerebral confirmada...

Noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta (22)

Nesta sexta-feira (22) vai ter noite retrô cheia de música, diversão e até competição, no Garage Pub, em Laranjeiras. O local será palco da...

Festa do Sinal agita pagode em Laranjeiras neste sábado

O 3ª Aula, na Serra, preparou uma programação especial para quem deseja curtir música boa, animação e aquele clima descontraído neste fim de semana,...

Herança Negra encerra a semana da Consciência Negra com show gratuito em Jesus de Nazareth

A Herança Negra fará o último show comemorativo pelos 26 anos de carreira, neste sábado (23), às 21 horas, na quadra do bairro Jesus...

Patrick Ribeiro amplia turnê internacional de Cintia Chagas para mais seis países

Após estrear sua carreira internacional em Portugal e fazer grande sucesso nas três apresentações, onde reuniu mais de 1500 pessoas nas plateias, a influenciadora,...
...
Anúncio
close-link
Anúncio
close-link