Internados no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra, dois dos 36 pacientes de Manaus já estão recuperados da Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), eles fizeram o teste RT- PCR para detectar se ainda estavam contaminados pelo coronavírus e o resultado deu negativo. Agora, eles estão em condições clínicas de alta hospitalar e podem ser transferidos de volta ao Amazonas.
O TEMPO NOVO apurou que os pacientes recuperados da Covid-19 são Evanderson Silva de Jesus, 28 anos, e Afrânio Johnson Costa dos Anjos, 51 anos. Os dois estão com suas amostras negativas do exame RT- PCR. De acordo com a Sesa, ambos deram entrada no Hospital Dr. Jayme Santos Neves no dia 21 de janeiro.
Os pacientes ainda não puderam se pronunciar publicamente. Isso deve correr às 14h30 desta quarta-feira durante coletiva de imprensa no Hospital Jayme. Na ocasião, a diretora técnica da unidade, a médica Infectologista, Juliana Tavares, também explicará como foi a recuperação dos dois.
Segundo a Secretaria de Saúde, os trâmites referentes ao retorno dos pacientes ao estado de origem são de responsabilidade do Governo do Estado do Amazonas, que já foi informado sobre a alta hospitalar.
Nas redes sociais, Afrânio Johnson publicava a luta de seus amigos e familiares por oxigênio em Manaus, onde o sistema de saúde entrou em colapso. No dia 20 de janeiro ele compartilhou uma foto dizendo: “Obrigado a todos meus Amigos e familiares pela campanha na busca por esse tão precioso oxigênio. Agora internado no Platão (sic) lutando contra Infecção no pulmão 50%. Deus no comando.”
Já no dia 21, ele contou que estava vindo para o Espírito Santo. “Amigos, estou embargando agora pra outro estado pra continuar o tratamento. Continue em oração. Deus no comando.”
Três pacientes de Manaus morreram
Dos 36 pacientes vindos de Manaus, três sucumbiram ao coronavírus. O primeiro óbito foi confirmado no dia 29 de janeiro, quando uma mulher de 47 anos morreu por causa do coronavírus.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a paciente apresentava múltiplas comorbidades e não resistiu, tendo ficado hospitalizada por sete dias. O corpo da vítima foi transferido ao Amazonas na manhã desta segunda-feira.
A segunda morte ocorreu na noite desta segunda-feira (1°). De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente que morreu nesta segunda-feira é do sexo masculino e tinha 48 anos. Sua morte foi confirmada às 17h31. Ainda segundo a Sesa, o paciente apresentava comorbidades e não resistiu, tendo ficado hospitalizado por dez dias.
A terceira foi nesta terça-feira (2). De acordo com a Sesa, o paciente do sexo feminino, de 53 anos, morreu por volta das 5h30. A mulher apresentava comorbidades e já deu entrada no Hospital Jayme, em Morada de Laranjeiras, em grave estado geral não resistindo ao tratamento, tendo ficado hospitalizada por 11 dias.