Muita fé, tradição e cultura popular vão tomar conta da Serra Sede neste domingo (20), a partir das 19h30, com a realização da tradicional Derrubada do Mastro de São Benedito. O evento acontece em frente à Igreja Matriz, no coração da cidade, e marca oficialmente o encerramento do ciclo folclórico e religioso da Serra Sede, iniciado ainda em 2024.
Comandada por bandas de congo e uma banda de música, a festa promete emocionar moradores, devotos e visitantes, celebrando a fé e a identidade cultural do povo serrano. Estão confirmadas apresentações do Congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Campinho da Serra, Konshaça, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, São Benedito de Santiago, além da tradicional Banda de Música Estrela dos Artistas.
O momento alto da celebração será a derrubada simbólica do mastro, acompanhada por muitos “vivas” a São Benedito e um show pirotécnico que promete colorir o céu da Serra Sede com emoção e beleza.
O secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Anderson Madeira, reforça a importância do evento para a preservação do patrimônio imaterial do município. “Fortalecer as tradições folclóricas culturais locais que são patrimônio da nossa cidade é um dos nossos compromissos. Essas festas garantem a continuidade de um espaço de devoção e celebração. Cada festa, cada tradição e cada manifestação cultural é um testemunho da nossa história, das nossas raízes e da nossa identidade”, afirmou.
A Derrubada do Mastro de São Benedito é uma realização da Associação das Bandas de Congo da Serra, com o apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).