Categories: Meio Ambiente

Domingo (25) tem Descida do Jucu com críticas a gestão da água no ES

Aumento da poluição e redução do volume de água no Jucu e outros rios que atendem a Grande Vitória preocupam. Foto: Divulgação

Bruno Lyra

É neste domingo (25) a 28ª Descida Ecológica do Rio Jucu, tradicional evento promovido por ativistas ambientais capixabas para cobrar a despoluição do manancial que abastece cerca de 1 milhão de pessoas na Grande Vitória.

De acordo com um dos organizadores, Thiago Emerick, a concentração será a partir das 7h na praça da Barra do Jucu em Vila Velha, balneário onde o rio chega ao mar. Quem quiser participar deve levar a própria embarcação, que pode ser barco de pequeno porte, caiaque ou até mesmo prancha de Stand Up Padle (SUP).

“A organização dará o transporte para embarcações e participantes até a antiga fábrica da Antártica em Viana, onde começa a descida. Serão percorridos cerca de 24km até a Barra do Jucu e a previsão é que os participantes percorram o trecho até o final da tarde”, explica.

Thiago orienta também quem for a usar roupas e chapéus, além de protetor solar. Colete salva vidas, água e alimentos leves como frutas e sanduíches também são imprescindíveis. É também tradição do evento as críticas a política de gestão ambiental e hídrica no Estado. E também à Cesan, por retirar água limpa do rio e até hoje não conseguir implantar um sistema de tratamento de esgoto em quantidade e qualidade que impeçam a degradação do Jucu nos 2,1 mil km2 da bacia.    

Este ano a Descida tem o tema “30 Anos de Omissão do Poder Público”, alusiva ao primeiro evento realizado em 1988 e a poluição crescente do rio que os organizadores e participantes puderam notar no período.

De lá para cá a descida só não aconteceu em dois anos. O último deles foi 2017, quando a superseca iniciada em 2014 baixou o nível do Jucu, dificultando a passagem de barcos e ameaçando a saúde de quem entrasse no manancial por conta do aumento da concentração de esgoto.  

A organização do evento é da Associação Barrense de Canoagem (ABC), entidade que idealizou a Descida e a coordena desde a 1ª edição. Mais informações nos telefones  99849-3894 (Eduardo) e 98829-2093 (Thiago).

Abastecimento, represa e segurança hídrica na Serra

Os cerca de 1 milhão de pessoas abastecidos pelo Jucu estão nas cidades de Vila Velha, Cariacica, Viana e Vitória (a parte da ilha). E para evitar o risco de desabastecimento o governo planeja construir uma represa de 23 bilhões de litros na serra da Vista Linda, em Domingos Martins, às margens da BR 262, logo acima da ponte da Macumba.

Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, a barragem terá 50 metros de altura, área de 14 hectares e a água armazenada seria suficiente para abastecer todas as cidades atendidas pelo Jucu por três meses. A empresa estadual projeta iniciar a licitação ainda no primeiro semestre deste ano.  O custo estimado é de R$ 108 milhões e a obra deve durar entre dois e três anos.

Mesmo não atendendo a Serra, a represa no Jucu deve ser benéfica para o município, que é abastecido pelos rios Santa Maria e Reis Magos. Isto porque hoje a Serra tem que dividir as águas do Santa Maria com a parte continental de Vitória, que também é interligada ao sistema Jucu.

Uma vez que a represa cumprir o objetivo de deixar a produção de água mais segura e regular no Jucu, isso pode reduzir a pressão sobre o Santa Maria.  “O projeto do Jucu traz mais oferta de água à Grande Vitória. E isso é bom para a Serra, pois o investidor ficará mais seguro para colocar seus recursos aqui tendo garantia de que haverá água”, resume o presidente da Associação dos Empresários da Serra, Djalma Neto.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás