Na virada deste sábado (14) para domingo (15) de outubro, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser adiantados em uma hora, pois começa o Horário de Verão. Amado por muitos e odiado por outros, essa pequena alteração de horário na rotina de milhares de brasileiros pode gerar alguma dificuldade de adaptação do relógio biológico, trazendo para algumas pessoas privação de sono, cansaço, desatenção e variação de humor.
Embora a variação do horário seja pequena, algumas recomendações são dadas pelos médicos da Unimed Vitória, para minimizar qualquer incômodo que prejudique a rotina. Entre elas, a organização dos horários, principalmente na primeira semana da mudança. E se o problema é no sono, a dica é verificar se o ambiente em que se dorme está escuro, silencioso e com temperatura agradável.
Confira algumas dicas para seu organismo não se ressentir com o Horário de Verão
- Fixe horários para todas as suas atividades e tente respeitá-los ao máximo;
- Evite fazer exercícios físicos, ingerir cafeína e comida pesada três horas antes de dormir;
- Para garantir uma boa noite de sono, verifique se o ambiente está totalmente escuro, silencioso e com temperatura agradável. Vá para a cama no mesmo horário e concentre-se na missão de dormir;
- Mesmo sem sentir fome nos horários habituais, faça refeições mais leves, mas não deixe de almoçar ou jantar no mesmo horário de costume;
- No primeiro domingo, deixe todas as coisas organizadas para o dia seguinte, pois a mudança de horário pode gerar correria. Tendo tudo em mãos, a segunda-feira começará tranquila.