Categories: Notícias

Domingo de medo e epidemia de crimes na Serra e no ES

Imagem do que seria um dos ônibus incendiados em Manguinhos. Foto: Reprodução/Wathsaap

Medo. É o sentimento dos moradores da Serra e de outras cidades da Grande Vitória neste domingo (05). É o 2º dia sem Polícia Militar e com as redes sociais repletas de vídeos, fotos e textos produzidos pela população, dando conta do que seria uma epidemia de crimes, alguns deles já noticiados pela imprensa local. Tudo porque os bandidos estariam se aproveitando da falta de policiamento. 

Há inclusive vídeo que mostra tiroteio próximo a posto de gasolina na rodovia Norte x Sul em Eurico Salles. As imagens revelam repórter de uma emissora estadual de TV gravando matéria sobre crime no local, quando tiros são disparados na proximidade, o que imediatamente interrompe o trabalho do profissional.    

Na internet circula farto material com conteúdos que vão desde arrastões, invasão de lojas,  passando por blitz de bandidos nas ruas para assaltar motoristas, agressões. Pelas redes sociais, instituições informaram cancelamento das atividades nesta segunda – feira (06): De prefeitura, passando por UFES, IFES, escolas públicas, escola privadas a centro de atendimento ao cliente de operadora de saúde. Até Pronto Atendimento abaixou as portas e deixou de receber pacientes em Cariacica.

Ainda na noite de domingo, comércios fecharam mais cedo e comunicaram isso pelas redes sociais. Só para ficar na Serra, há um vídeo com o que seria um arrastão no Shopping Mestre Álvaro – imagens mostram pessoas apavoradas dentro de uma loja e um homem ensanguentado que estaria dentro desse shopping – além do caso do posto de gasolina próximo.     

Nas mídias sociais foi compartilhada publicação dando conta da tentativa de invasão, por homens armados, a um condomínio na Praia da Baleia em Manguinhos. Também circulou a informação de três ônibus queimados em Manguinhos, notícia posteriormente divulgada no site Gazeta on Line. Fotos e textos mostram o que seria o arrombamento de uma loja de celular em Laranjeiras.

Nessas mesmas redes sociais pessoas expressaram pânico. Notícias continuaram sendo compartilhadas e se espalharam na velocidade e capilaridade da internet.  Ainda no sábado os jogos de futebol do Campeonato Capixaba previstos para este domingo  foram suspensos pela Federação local por falta de policiamento.

Secretário fala em Força Nacional e que não negocia com polícia parada    

Por volta das 20h do domingo (05) o secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, publicou pronunciamento em sua página no Facebook.  Ele diz que o governo está “trabalhando intensamente desde a última sexta – feira (03) tratando do movimento de familiares e amigos dos policiais militares”.

Afirmou que esses familiares e amigos estariam impedindo que os PM’s atendessem ocorrências.  Disse que, por isto, o governo já entrou na Justiça pedindo a ilegalidade do movimento e anunciou a instauração de inquéritos policiais militares para apurar a responsabilidade dos que estariam incitando a ação. Inclusive pedido ao Ministério Público que faça a requisição de tais inquéritos.  

Garcia disse que não negocia com os policiais enquanto os mesmos não voltarem às ruas. Disse também que teria conversado, na manhã deste domingo, com o Ministro da Justiça Alexandre de Moraes. E que este disponibilizaria tropas da Força Nacional de Segurança caso necessário.   

No sábado(04), Garcia disse que esse era um movimento de admiradores e parentes de policiais militares que não aceitam a queda de poder aquisitivo dos mesmo. Na ocasião, disse que estava negociando com essas pessoas o retorno das atividades dos militares.

Desde o inicio da manhã de sábado a presença de policiais militares está comprometida nas ruas da Grande Vitória e de cidades do interior do ES. Daquela data para cá, na frente dos quartéis, batalhões, companhias e destacamentos, estão com familiares e amigos dos militares.

A ação é um protesto que pede reajuste salarial para os Policiais Militares, pagamento de periculosidade, auxílio alimentação, insalubridade e adicional noturno. Por lei, os PM´s são proibidos de fazer manifestação, daí a presença dos familiares.  

Enquanto o cenário da segurança pública do ES ganha contornos de crise, o governador Paulo Hartung (PMDB) está no hospital Sírio Libanês em São Paulo se recuperando de uma cirurgia para remoção de um câncer na bexiga realizada na última sexta – feira (03).   

 

         

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Festa na Serra terá show gratuito de Mumuzinho nesta quinta-feira

O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…

3 horas atrás

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 dias atrás