Por Clarice Poltronieri
Neste fim de semana começa o horário de verão. Isso significa que o domingo (18) vai ser mais curto, pois à meia-noite de sábado os relógios devem ser adiantados em uma hora. E mesmo fazendo parte da rotina dos brasileiros há mais de 30 anos, ele ainda causa polêmica, pois enquanto uns amam, outros odeiam.
No time de quem adora o período está Mylcomkelver Furlani, morador de São Marcos, que trabalha de dia e faz faculdade à noite. “Adoro o horário de verão, pois o dia parece ficar maior por causa da luz. De manhã vou trabalhar mais disposto, pois é mais fresco, e também no fim da tarde, quando vou para a faculdade e ainda é dia. Não acho que tenha muita economia de energia, mas para o bem-estar é ótimo! Não tenho problema para me adaptar”, conta.
Na contrapartida, quem acorda muito cedo tem a mudança sofrida. É o caso de Sandra Miguel da Silva, que mora em Vitória e é professora em Central Carapina, de manhã. “Acordo às 5h50. Com o horário de verão, acabo dormindo menos, pois acordo mais cedo e durmo tarde do mesmo jeito. Ainda está escuro quando saio de casa. O fato do dia ficar maior não significa que vou descansar mais. Durante o horário de verão, fico cansada, ainda mais com a rotina de mãe e dona de casa”, reclama.
Para se adaptar às mudanças sem sofrimento, a neurologista Soo Yang Lee, do hospital Metropolitano, dá dicas. “Esse horário é bom para a economia, mas péssimo para a população, pois interfere na atenção, causa fadiga física, aumenta dores de cabeça. Um adulto leva de 2 a 3 semanas para se adaptar. Para amenizar os efeitos, é bom tentar dormir mais cedo, até com ajuda médica e remédio, se preciso; não fazer exercícios físicos à noite, pois agitam; e cortar o consumo de café à tarde e à noite”, orienta.
Aeroporto
A assessoria de imprensa da Infraero informou que o horário dos aeroportos funcionará de acordo com cada estado, ou seja, onde houver horário de verão, os voos seguirão o relógio local; onde não houver, será mantida a hora normal. Dúvidas sobre horários de voos devem ser esclarecidas com as companhias aéreas.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…