Categories: Notícias

Domingo é dia de adiantar o relógio em uma hora

MYLCOMKELVER adora o horário de verão: “O dia parece que fica maior e ainda está claro quando vou para a faculdade”. Foto: Edson Reis

Por Clarice Poltronieri 

Neste fim de semana começa o horário de verão. Isso significa que o domingo (18) vai ser mais curto, pois à meia-noite de sábado os relógios devem ser adiantados em uma hora. E mesmo fazendo parte da rotina dos brasileiros há mais de 30 anos, ele ainda causa polêmica, pois enquanto uns amam, outros odeiam.

No time de quem adora o período está Mylcomkelver Furlani, morador de São Marcos, que trabalha de dia e faz faculdade à noite. “Adoro o horário de verão, pois o dia parece ficar maior por causa da luz. De manhã vou trabalhar mais disposto, pois é mais fresco, e também no fim da tarde, quando vou para a faculdade e ainda é dia. Não acho que tenha muita economia de energia, mas para o bem-estar é ótimo! Não tenho problema para me adaptar”, conta.

Na contrapartida, quem acorda muito cedo tem a mudança sofrida. É o caso de Sandra Miguel da Silva, que mora em Vitória e é professora em Central Carapina, de manhã. “Acordo às 5h50. Com o horário de verão, acabo dormindo menos, pois acordo mais cedo e durmo tarde do mesmo jeito. Ainda está escuro quando saio de casa. O fato do dia ficar maior não significa que vou descansar mais. Durante o horário de verão, fico cansada, ainda mais com a rotina de mãe e dona de casa”, reclama.

Para se adaptar às mudanças sem sofrimento, a neurologista Soo Yang Lee, do hospital Metropolitano, dá dicas. “Esse horário é bom para a economia, mas péssimo para a população, pois interfere na atenção, causa fadiga física, aumenta dores de cabeça. Um adulto leva de 2 a 3 semanas para se adaptar. Para amenizar os efeitos, é bom tentar dormir mais cedo, até com ajuda médica e remédio, se preciso; não fazer exercícios físicos à noite, pois agitam; e cortar o consumo de café à tarde e à noite”, orienta.

Aeroporto

A assessoria de imprensa da Infraero informou que o horário dos aeroportos funcionará de acordo com cada estado, ou seja, onde houver horário de verão, os voos seguirão o relógio local; onde não houver, será mantida a hora normal. Dúvidas sobre horários de voos devem ser esclarecidas com as companhias aéreas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra abre inscrição para programa de apoio financeiro a atletas e paratletas

Os valores variam de R$ 500 e R$ 2.000 e o programa contempla atletas e paratletas de modalidades individuais e…

6 horas atrás

Serra vai reconhecer e homenagear escolas que implementarem educação antirracista

Selo leva o nome do ativista cultural Teodorico Boa Morte, falecido no início de 2024. Crédito: divulgação. Foi lido na…

6 horas atrás

Balada K-pop com entrada gratuita promete agitar os fãs da cultura sul-coreana na Serra

A programação da Balada K-Pop inclui apresentações de dança com a equipe YunikonLand e Random Play Dance, em que os…

6 horas atrás

Anderson Freire faz show gratuito em festa de Natal na Serra

O cantor gospel Anderson Freire fará show gratuito em uma festa de Natal que na Serra. Crédito: Divulgação O cantor…

6 horas atrás

Câmara da Serra aprova doação da área do antigo Shopping do Povo para construir polo judiciário

Em 2022, uma comitiva do Tribunal de Justiça esteve com Vidigal visitando a área onde será construído o novo fórum.…

6 horas atrás

Festa de Nossa Senhora da Conceição começa na sexta na Serra com muita religiosidade

A padroeira da Serra, Nossa Senhora da Conceição, tem sua data comemorada nodia 8 de dezembro, mas a agenda religiosa,…

7 horas atrás