Neste domingo (19), tem subida para a Pedra Branca, no Mestre Álvaro, na Serra. À frente do guiamento turístico estão os ambientalistas do Guardiões do Mestre.
A Pedra Branca fica a 420 metros de altitude do topo do monte, que possui em seu total 833 metros de altitude. O ponto de encontro da jornada será a pracinha de Jardim Tropical, às 6h40. O trajeto de subida passa também pela Pedra da Noa Vista. Na descida, os participantes poderão tomar um banho nas águas da famosa Pedra do Raio.
Para participar, é cobrado o valor simbólico de R$ 20 pelo guiamento profissional. Também haverá sorteio de brindes. A caminhada tem três horas e meia de duração até o topo da Pedra Branca, com um trajeto repleto de obstáculos naturais e inclinados. “Dá uma média de nove quilômetros de caminhada total em mata fechada”, conta Junior Nass, do Guardiões.
O local possui água, mas não é mineral. “Quem for subir conosco deve levar alimentação e água para se hidratar – no mínimo três litros -, além de repelente, protetor solar e usar tênis ou bota de trekking. E melhor: levar tudo numa mochila para dar maior mobilidade na subida e na descida”, acrescenta.
Nass alerta para os perigos e riscos da atividade. “Pode haver torção por movimento inadequado ao caminhar ou queda em obstáculos, além de pequenas lesões e escoriações – que são riscos inerentes à atividade – e picada de inseto”.
Informações com Junior Nass, pelo telefone 27 99631-2337. A conta para depósito é da Caixa Econômica Federal: Conta poupança: 10992-0 – Ag: 1208 – Op: 013 – Ricardo Monteiro, ou Banco Sicob – Ag: 3007 – Conta: 971871 – Ricardo Monteiro. As vagas para a subida são limitadas: 30 pessoas.