Por Clarice Poltronieri
Quer conhecer um pouco da história do estado e ainda fazer uma atividade física? Que tal participar da caminhada cultural no centro de Vitória neste domingo (17)? A saída será às 8h da Praça Costa Pereira e terá duração de 4h. Serão visitados sete monumentos históricos com explicações de aproximadamente 15 minutos em cada.
O evento é alusivo à comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural, que é dia 21 de maio, e é de iniciativa do grupo Goia e de organização do grupo Oscanela de Caminhada.
Os monumentos que receberão as visitas monitoradas são o Theatro Carlos Gomes, cuja construção é inspirada no Teatro Scala de Milão; a Catedral Metropolitana de Vitória, que foi construída ao longo de 50 anos; o Convento São Francisco, o primeiro convento franciscano construído ao sul do Brasil; a Igreja de São Gonçalo, considerada a dos casamentos duradouros e felizes; o Convento do Carmo, onde funcionou o famoso Colégio do Carmo; a Igreja do Rosário, que começou a ser construída por negros libertos e escravos a partir de 1765 e a Capela de Santa Luzia, a edificação mais antiga da Ilha de Vitória.
No início da caminhada, haverá a apresentação da banda de congo Amores da Lua.
Para caminhar basta chegar ao local e entrar no grupo. Os organizadores pedem que use roupas leves, tênis, boné, protetor solar e leve uma garrafinha com água.