
Um hortifruti localizado no bairro Novo Horizonte, na Serra, foi flagrado com uma ligação clandestina de energia elétrica, conhecida como “gato”. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (16).
Policiais civis e equipes técnicas da EDP participaram da operação. De acordo com eles, foi identificada uma ligação direta na rede elétrica, que impedia o registro e a cobrança correta do consumo.
Os policiais autuaram o dono do hortifruti em flagrante, o detiveram e o levaram ao Departamento de Investigações Criminais (Deic), em Vitória. Lá, iniciaram os procedimentos legais.
No entanto, o proprietário afirmou que alugou o imóvel há cerca de 18 meses. Ele acompanhou toda a fiscalização. A ação contou ainda com apoio de peritos do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos especializados da EDP.
Leia também:
GTA na Serra? Homem rouba carro, bate em quatro veículos e assalta outro motorista
Gato de energia é crime
De acordo com o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia é crime. A pena pode variar de um a quatro anos de reclusão, além de multa, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
Além da responsabilização criminal, o infrator deve ressarcir os prejuízos causados à EDP. O valor inclui tanto a energia furtada quanto os custos operacionais e administrativos, conforme determina a Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Por fim, a EDP alerta que o furto de energia é ilegal e extremamente perigoso. Essa prática pode causar acidentes, sobrecargas, danos à rede elétrica e interrupções no fornecimento. Tudo isso coloca em risco a segurança da população.