Categories: Notícias

Dório Silva perto de ficar sem UTI Neonatal

A reunião será realizada nesta quinta (18), das 8h às 12h, com membros do Conselho Estadual de Saúde e de outras instituições. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento / Clarice Poltronieri

O Governo do Estado volta a discutir a transferência dos 26 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Serra para o Himaba, em Vila Velha. É que foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (16) uma convocação para uma nova reunião do Conselho Estadual de Saúde, que discutirá, entre outras questões, a possibilidade de transferência da UTI Neonatal do Hospital Dório Silva, em Laranjeiras, para o Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), o Hospital Infantil de Vila Velha.

A publicação gerou uma série de boatos na Assembleia Legislativa (Ales). Pelos corredores da Ales a conversa era de que os leitos serão transferidos, o que vai de encontro à decisão publicada em resolução do Conselho Estadual de Saúde, em maio, em que o Governo do Estado anunciou que não iria mais transferir os leitos.

A reunião será realizada nesta quinta (18), das 8h às 12h, com membros do Conselho Estadual de Saúde e de outras instituições. Ela vai discutir sobre a viabilidade de transferência da Utin do Dório Silva para o Hospital Infantil de Vila Velha.

Membros do Conselho Municipal de Saúde também estarão presentes e pretendem impedir a transferência.

“O Conselho Municipal de Saúde estará lá para impedir que isso aconteça”, disse Jean Carlo Cassiano, membro do conselho.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que o Estado continua estudando a possibilidade da transferência e que o tema está em discussão no Conselho Estadual de Saúde.

ENTENDA O CASO

Em março, circulou a primeira informação de que a Utin seria transferida, gerando uma série de manifestações de populares e funcionários do local. À

À época, a assessoria da Sesa informou que o Estado fazia estudos para ver a viabilidade da transferência e disse que, se constatada a viabilidade, a transferência seria realizada.

A mobilização continuou e envolveu lideranças comunitárias, sindicais e políticas da Serra, que culminou em maio com o recuo do Governo Estadual na transferência.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

11 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

12 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

12 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

12 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás