O Espírito Santo recebeu, na manhã deste domingo (24), 35.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. O transporte foi feito pela Latam e o voo chegou em Vitória por volta das 9h30. A previsão é que o imunizante seja distribuído para a Serra e outros municípios capixabas já nesta segunda-feira (25).
Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a vacina veio para o Espírito Santo em três lotes. As doses vieram de avião e estavam no Rio de Janeiro, de onde saíram às 8h35 do Aeroporto de Santos Dumont. Em todo o Brasil, são 2 milhões de doses.
Um levantamento feito pelo TEMPO NOVO, através do quantitativo de doses da Coronavac (Instituto Butantan – Sinovac) distribuída na primeira etapa logo no início da semana passada, mostra que para a Serra devem ser enviadas apenas 1,5 mil vacinas, que poderão imunizar aproximadamente 750 moradores.
É importante destacar que esses números não são oficiais, mas apenas estimativas feitas pela reportagem. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas Oxford/AstraZeneca chegaram da Índia na sexta-feira (22) após uma semana de atraso e fracassos do governo federal.
O governador Renato Casagrande (PSB) comemorou a chegada das doses. “35.500 doses chegaram agora cedo. Sim é pouco. Mas é emocionante saber que cada dose, em cada frasco, é um paciente que não evoluirá a quadro grave”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
35.500 doses chegaram agora cedo. Sim é pouco. Mas é emocionante saber que cada dose, em cada frasco, é um paciente que não evoluirá a quadro grave. #vidasimportam pic.twitter.com/TbdROqq8ET
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) January 24, 2021
Vacinação na Serra
Até o momento, cerca de 700 pessoas foram vacinados na Serra. O grupo prioritário desta primeira etapa de imunização é bem reduzido e foi definido pelo Ministério da Saúde: apenas idosos em instituições de longa permanência e profissionais de saúde na linha de frente do combate ao coronavírus.