Por Clarice Poltronieri
A duplicação da BR 101 no trecho entre Fundão e Serra poderá sair do papel. É que o projeto enviado pela concessionária Eco 101, que administra a via, foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A duplicação será nos 16 km entre a localidade de Chapada Grande (área rural da Serra) o trevo de acesso à região serrana na sede de Fundão.
O anúncio foi feito pelo Governo Federal nesta na última quarta (06). Não há uma data precisa para o início das obras, mas elas devem iniciar ainda este ano, segundo a assessoria da Eco 101, que informou ainda que estão sendo realizados o Estudo de Impacto Ambiental (Eia) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Além das licenças ambientais, a concessionária aguarda o parecer da ANTT sobre o projeto executivo.
A assessoria acrescentou que todo o investimento é de responsabilidade da empresa e que no contrato, está previsto que, considerando toda a área de concessão, em até seis anos, 50% de todo trecho capixaba da BR 101 deve estar duplicado. E em 10 anos, 90% da via. A Eco 101 venceu a licitação para administrar 458 km da BR 101 no ES e desde maio de 2014 cobra pedágio em sete pontos da via, sendo um deles em Chapada Grande, na Serra.
Aeroporto
Outro anúncio do Governo Federal é da liberação de verba para retomada das obras do aeroporto de Vitória. Mas não deu previsão de data de quando isto vai acontecer.