A partir desta sexta-feira (1°), Jaqueline Moraes é a governadora interina do Espírito Santo. Isso porque Renato Casagrande (PSB) vai realizar uma viagem a Portugal, onde deve realizar uma série de agendas relacionadas à tecnologia e inovação. A transferência de cargo foi feita na manhã de hoje.
Casagrande embarca para Portugal ainda nesta sexta-feira e retorna ao Estado na noite do dia 9 de novembro. Essa será a segunda viagem oficial do governador ao exterior neste ano: a primeira foi em setembro e teve sete dias de duração. O destino foi a Itália, onde assinou acordo de cooperação técnica com a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira e com a Região do Vêneto, além de visitar a Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia (Marmomac).
Na ocasião, a vice-governadora Jaqueline Moraes se tornou a primeira mulher eleita a assumir principal cargo do Executivo estadual. Ao falar sobre a expectativa de ocupar, pela segunda vez, o Palácio Anchieta, ela disse estar confiante e reforçou seu propósito de dar continuidade às agendas do governador Renato Casagrande para o Espírito Santo.
“Me honra muito estar aqui, pela segunda vez, assumindo o Governo do Estado por nove dias, durante a missão que o governador fará em Portugal. Vamos dar continuidade aos trabalhos mesclando agendas no gabinete e no interior. A ideia é manter a mesma pauta de trabalho, tanto administrativa, quanto institucional. Ou seja, muda pouca coisa, pois estamos trabalhando as ações de governo lado a lado”, adiantou a governadora em exercício.
A viagem de Casagrande
Na capital portuguesa, o governador visitará a Web Summit 2019, maior conferência da Europa em tecnologias. A missão internacional inclui ainda visitas a startups, institutos tecnológicos e universidades.
Casagrande também irá estreitar laços com o Governo de Portugal em reuniões com secretários nacionais e autoridades de prefeituras locais. Ele também fará reuniões nas áreas econômicas e de comércio exterior, além de conhecer de perto o funcionamento do Fundo de Investimento daquele País.
“São agendas importantes, onde teremos acordos firmados que nos colocarão no caminho do progresso em termos tecnológicos. Buscamos aperfeiçoar os serviços públicos com a utilização da tecnologia. A sociedade tem pressa e precisamos buscar oferecer serviços cada vez mais rápidos, de forma mais eficiente, gastando sempre menos”, afirmou Casagrande.